

Escritora, fotógrafa e artista plástica mundialmente reconhecida, a base de grande parte de sua obra está no movimento literário francês da década de sessenta, na fragilidade e na intimidade humana.
Seus projetos são criativos, inéditos e ela é fascinada pela transição existente entre a vida pública e a vida privada.
So
phie desenvolveu técnicas de pesquisa investigativa enfocadas no comportamento humano na vida real, bem como na vida imaginada de cada um: a observação de comportamentos e atitudes permitem a criação das identidades.
So

Observadora ela utilizou o reverso e permitiu que sua própria vida também fosse observada, ao solicitar que sua mãe contra
tasse um detetive particular para seguir a artista pelos lugares que mais prefere em Paris e através de evidências provasse sua existência. Sophie interage com as pessoas e através de suas instalações artísticas encoraja os admiradores de sua arte a expressarem suas ideias e sugestões.
Após o lançamento de Suite Venitienne (1979) texto e imagem, Calle organizou a mostra The Sleepers imagens e The Shadow (1981) texto e imagem exposto no mus
eu guggenheim de Bilbao.

Após o lançamento de Suite Venitienne (1979) texto e imagem, Calle organizou a mostra The Sleepers imagens e The Shadow (1981) texto e imagem exposto no mus

The Hotel (1981) texto e imagem, Address book (1983) texto e imagem, obra na qual Calle, por meio de relatos reais, cria a imagem de uma pessoa que ela nunca encontrou.
The Blind (1986) texto e imagem, baseado no conceito de beleza descrito por cegos, No sex last night (1996) documentário criado com o fotógrafo Gregory Shepherd.
The birthday ceremony (1998) texto, imagem e esculturas, baseada em rituais que Calle criou entre 1980 e 1993 para seu aniversário e o rompimento d
a insegurança que sentia, ao completar 40 anos.

Sophie foi a inspiração de Paul Auster na criação de uma das personagens de seu livro Leviathan e de Double game (1999), além de ter sido desafiada pelo escritor a criar e manter (na esquina da rua Greenwich com a rua Harrison em Manhattan) uma obra concebida para exposição interativa ao ar livre -The Go
tham handbook (1998).

Em Room with a view (2003), Calle passou a noite numa cama instalada no topo da torre Eiffel e, no mesmo ano, ela foi convidada a expor seus trabalhos no museu de arte moderna Georges Pompidou.
Desse mesmo ano é sua obra Douleur Exquise, com a justaposição de diversas histórias reais em páginas opostas de um mesmo livro, posteriormente adaptado em uma performance realizada por uma companhia teatral inglesa. Take care of yourself foi exposta no pavilhão francês da bienal de Veneza em 2007 - "Da universalidade da dor de amor à subjetividade da arte".
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