terça-feira, 21 de julho de 2009

Eclipses solares e lunares

Procurei imagens do último eclipse solar e fiquei encantada com as cores, a qualidade e os ângulos tão distintos captados pelos fotógrafos das agências de notícias espalhadas pelo mundo.
Como me esqueci do conteúdo das aulas de física, quis retomar os conceitos básicos dos eclipses solar e lunar, para entender a diferença entre os dois.
Foi quando encontrei a imagem ao lado, de 1957, todos com o pedaço de filme (ou negativo) que costumavam usar para evitar o dano que o eclipse solar pode causar aos olhos.
Lembrei que o último eclipse lunar que vi, ou melhor, curti, foi às margens do lago de Brasília, ao lado de amiga querida, na casa acolhedora e confortável de simpáticos professores da UNB.
A reentrância que a margem do lago fazia naquele local exato, perfeito e mágico, me fez pensar o quanto seria bom ficar por lá, encontrar outro ângulo semelhante e manter aquele pedaço de paraíso para encher meus olhos e coração todos os dias, pelo resto da vida.
É muito bom parar o corre-corre diário e a partir da notícia sobre o eclipse solar total, transportar-me através do tempo e do espaço, reviver e renovar a boa energia.
O eclipse solar é um fenômeno que resulta do alinhamento da lua entre o sol e a Terra. Acontece quando a ousada lua oculta a luz do sol em uma estreita faixa terrestre.
A distância da lua em relação à terra determina a quantidade de luz solar que será coberta.
No eclipse solar parcial somente uma parte do sol é ocultada pela lua, no eclipse solar total toda a luminosidade do sol é escondida pela lua e no eclipse solar anular um anel de luminosidade solar fica ao redor da lua.
Além destes três tipos, também existe o eclipse híbrido, que em alguns pontos da terra é visto como anular e em outros lugares é visto como total, e o eclipse simultâneo, causado pela interferência da lua e de outro planeta (p.ex. Vênus ou Mercúrio).
O eclipse solar total é melhor visto nos pontos da Terra que fisicamente estão mais próximos da lua, os lugares que avistam a umbra. Os locais mais distantes da lua, devido à curvatura do nosso planeta, avistam a penumbra da lua, no caso, o eclipse anular.
Os eclipses solares somente podem acontecer na fase da lua nova.
No tempo de duração do eclipse solar total, alguns minutos, a luminosidade natural e a temperatura ficam mais baixas.
A temperatura pode diminuir em até dez graus centígrados, ventos súbitos podem aparecer e com isso, os animais costumam ficar perturbados.
Com a diminuição da luz natural, a turbulência da alta atmosfera é projetada em forma de sombras que parecem voadoras, semelhantes aos ondeados luminosos que aparecem no fundo das piscinas ao ar livre.
Antes do eclipse total parte da luminosidade solar passa pelo irregular relevo lunar e forma finos fios de luzes que podem ser observados da Terra.
Imagino como os povos antigos interpretavam esse fenômeno e suas consequências, baseados em crendices e temores.
Com a luminosidade solar totalmente ocultada pela lua, nosso céu fica acinzentado e ao fundo permanece uma luz semelhante ao crepúsculo.
O eclipse solar somente pode ser observado com proteção nos olhos, para que não ocorram danos na retina. O próximo eclipse solar total está previsto para o dia 24 de julho de 2150.
O eclipse lunar é o fenômeno celeste que ocorre quando a Terra está entre o sol e a lua, os três próximos e em alinhamento perfeito.
Além do alinhamento, da posição da terra e da proximidade, somente em fase de lua cheia pode ocorrer o eclipse lunar.
Os eclipses lunares podem ser parciais ou totais, ambos dependem da sombra projetada pela Terra (umbra e penumbra) e podem criar gradientes, que são variações no campo elétrico e no campo magnético.
Se o eclipse lunar ocorrer perto do poente ou um pouco antes do nascente, poderá ocorrer o raro eclipse horizontal, fenômeno caracterizado pela visão conjunta do sol e da lua ao mesmo tempo.
No eclipse lunar total a lua fica com coloração avermelhada ou alaranjada.
Todos os anos temos ao menos dois eclipses lunares e o próximo visível no continente americano será em 26 de julho de 2010.

Nenhum comentário: