quarta-feira, 1 de julho de 2009

Gostosura - carne

Hoje o dia está com jeito de... Peixe, sopa, carne, vegetais, legumes é assim que começo a escolha do que preparar, sem esquecer o equilíbrio alimentar e a manutenção da boa saúde. O nosso jeito também conta muito, principalmente, ao aprendermos a entender melhor nosso próprio organismo: Tempero mais forte para os dias de baixa energia; refeição leve e nutritiva para enfrentar uma tarde cheia de atividades; açúcar, cravo e canela para mais ânimo; frutas para refrescar; queijos, chás, café na medida certa. Gosto das mais variadas iguarias, mas não aprecio o sabor natural do alimento alterado: A pescada tem que ter sabor de pescada, que não é igual ao sabor do linguado, que em nada se parece com o gosto do camarão. O sabor do filet mignon não se confunde com o da picanha, a abobrinha não tem gosto de brócolis e o tomate em nada se parece com a beterraba.
Não gosto de alimentos que bóiam em molho, nem de molho que tem jeito de sopa. Não entendo por que, por exemplo, às vezes todas as refeições - por mais variadas que sejam - têm o mesmo gosto acentuado de alho, que em demasia, esconde outros sabores.
Não acredito que o resultado do preparo de qualquer alimento seja o melhor, se não estivermos com o coração leve e a mente tranquila. Abundância confirma-se a palavra mestra: Não de temperos ou exageros, mas de bons sentimentos e qualidade. Com a abundância de nossos melhores sentimentos preparamos as melhores refeições.
Cozinhar é a arte da combinação. Combinamos ingredientes e sentimentos.
Gosto de carne de cordeiro e foi num excelente pernil de cordeiro que pensei. Prefiro o pernil fresco e pequeno, para que a carne preparada fique tenra e macia. Não quero que os temperos superem o sabor da carne, mas que harmoniosamente enalteçam o gosto característico do cordeiro, portanto, começo com a combinação básica: flor de sal, pimenta branca recém moída, orégano e azeite extravirgem. As ervas aromáticas ideais dependem do seu toque pessoal. Eu faço questão que sejam frescas e antes de usá-las as deixo de molho em água com vinagre. A quantidade de ervas também fica a seu critério. Eu sou generosa na quantidade de ervas para que seu frescor se impregne no pernil que é assado no forno. Batatas cortadas e dispostas ao redor do pernil para que aproveitem o sumo da carne é excelente pedida.
Para acompanhar salada de rúcula, folhas inteiras de raditio e tomate caqui. Bom apetite.

Nenhum comentário: