sexta-feira, 3 de julho de 2009

A competente exposição da complicada mente feminina


The women (2008) de Diane English - Imagine num mesmo filme Meg Ryan, Annette Benning, Cloris Leachman, Candice Bergen, Carrie Fisher, Debra Messing, Jada Pinkett-Smith, Bette Midler e Eva Mendes. Acrescente o roteiro inteligente pleno de diálogos rápidos e a clara exposição das situações e medos pelos quais passam as mulheres, com excelente humor: Solidão, maternidade não realizada, perda da carreira, excesso de filhos, competição amorosa, competição profissional, sexualidade, insegurança, perda da juventude, melhores amigas, filhos adolescentes e a outra.

A partir destes elementos a melhor pedida é apreciar a atuação de todas, principalmente, a irreverência de Bette Midler e a genialidade de Cloris Leachman, que aos oitenta e três anos dá um show.
Meg Ryan é a mulher de um bem sucedido executivo da Wall Street, mora em uma linda casa em Connecticut, tem duas empregadas, uma filha adolescente com quem não se entende, dedica seu tempo às obras assistenciais e à vida social e desde a faculdade é a melhor amiga de Anette Benning, editora bem sucedida de uma revista feminina.


Debra Messing é a calma e conciliadora mãe de quatro garotinhas, está grávida pela quinta vez e não desistirá até ter um menino, enquanto Jada Pinkett-Smith é a escritora gay de sucesso. As quatro tornam-se ainda mais unidas ao
descobrirem a traição do marido de Meg Ryan com a spray-girl, a calculista, estonteante e sexy vendedora de perfumes da Saks, Eva Mendes. A cena na qual as três solidárias amigas decidem enfrentar a outra é hilária; a manipuladora Eva Mendes ao telefone com o tolo apaixonado é impagável, assim como as reações da filha e da mãe (Candice Bergen) de Meg Ryan.

Lógico que a dura crise emocional impulsiona Meg Ryan a sair de seu protegido casulo cor-de-rosa e assumir a vida multicolorida com todas as opções existentes além de, ironicamente, tornar Eva Mendes parte integrante do coro que clama pelo respeito e correção nas relações amorosas.
Não, apesar de ter Nova York como cenário, The women em nada lembra Sex in the city e as personagens dos dois filmes não correram qualquer risco de se tornarem réplicas sem qualquer criatividade. Mas por que Mick Jagger está ao lado de Bette Midler na comemoração do lançamento do filme? Nada bobinho, ele é um dos produtores de The women.

Nenhum comentário: