segunda-feira, 27 de julho de 2009

O prazer de compartilhar roteiros

Minha amiga-mana, há mais de vinte anos amiga querida, retoma o rumo de suas viagens pelo mundo e em setembro irá à lugares adoráveis, roteiros variados e muito bem elaborados, os últimos dez dias reservados para Atenas e ilhas gregas.
Eu sei que há nove anos, durante nossa viagem à Turquia, combinamos que a Grécia seria destino conjunto e eu mostraria a você o que lá aprendi e cuidaria para que em solo grego você se sentisse em casa, mas, agora, mana querida, retomo o meu próprio rumo e coloco a saúde em dia. Neste percurso interno que faço me
reencontro e, aos poucos, me transformo na versão melhorada de quem sou. É muito boa toda essa descoberta.
Foi com prazer que deixei o corre-corre diário de lado e acrescentei o horário do almoço para relembrar lugares, indicar os pontos imperdíveis de Atenas e quatro roteiros diferentes para as melhores ilhas jônicas, ciclades e do dodecaneso, além da maior de todas, Creta, para você escolher o que mais lhe agradar. Você deve ter percebido que citei as ilhas do nordeste do Egeu e as argo-sarônicas, mas não acho que elas lhe proporcionarão o que você procura.

Entre construções venezianas e genovesas de séculos mais recentes - iguais as que você encontrou em tantos outros lugares - e os sítios arqueológicos milenares de Creta e Delos, acredite no encantamento das ruínas gregas.
Não se esqueça de apreciar as duas comemorações importantes de setembro e conheça, curta a dança, a música e os trajes típicos, nas ilhas que visitar. Aproveite a alegria daquele povo e aprenda com eles a desacelerar e aproveitar a vida de verdade. Cada ilha, mana, é um pequeno mundo distinto.
Como a Grécia merece vários retornos, na próxima vez iremos juntas, prometo. Eu quero retornar inteira à Grécia, cada pedacinho meu em seu devido lugar.

Nenhum comentário: