segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Rapidelas

Uma das coisas gostosas para fazer no calorão deste verão é cortar os cabelos curtinhos, nuca batida e sentir quilos, toneladas a menos na cabeça. Cabelos são pêlos mortos alvos de muito esforço, química e tratamentos sem fim. Conferimos demasiada importância aos cabelos e, às vezes, esquecemos da nossa própria essência. Pêlos mortos.

Durante anos os espartilhos sufocaram, esquentaram e limitaram os movimentos femininos. As mulheres usavam espartilhos apertados, mais apertados, muito mais apertados. Com o tempo os espartilhos foram substituídos pelos corsets com ganchinhos para prender as meias de seda. Os corsets também esquentavam, mas não sufocavam, nem limitavam os movimentos. Meias elásticas, as cruéis meias elásticas tão difíceis de serem vestidas e tiradas. Liberdade! A geração anterior queimou sutiãs e aboliu as amarras de nossos corpos e mentes. Agora, jovens usam cintas para parturientes e a linha completa de shapewears (compre o body-shaping bege e ganhe o branco, além do invisible bra, do super espremedor de frutas e da escada multifuncional) feitos de nylon stretch extra-firme. Regredimos e voltamos a nos sufocar. Estamos cada vez menos naturais.

De repente, a horda desrespeitosa e barulhenta ocupa a calçada e mantém cercado o grupelho de calouros coloridos, com cabelos e camisetas cortadas. Rola bebida forte de manhã cedo, sim, mal estar, abuso e maltrato. Todo semestre é a mesma coisa: Há nas hordas meninas e meninos cruéis e sádicos – uma parte do futuro deste país.

Quantos minutos para descer de elevador até o térreo? Foi o tempo suficiente para conhecer minha vizinha psicóloga, professora de ética na universidade do bairro. Ética. Segundo ela, tema sem interesse e fora de moda. No primeiro dia de aula 30% dos alunos compareceram. Ética é matéria ensinada aos futuros economistas e administradores de empresas. Nossa conversa, estendida até a calçada da frente do prédio, também foi sobre maneiras criativas para tornar a ética matéria interessante e sobre a necessidade de ensinar ética aos economistas e administradores de empresas atuantes.

Um comentário:

Gerana Damulakis disse...

Ética deveria ser ensinada para todos, já que ninguém mais aprende, pelo menos o básico, em casa.
Um dos 5 "afluentes" da filosofia, a ética é fascinante. Não posso deixar de citar o volume Ética, da Companhia das Letras, organização de Adauto Novaes, com ensaios de primeira.