terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Ela disse adeus

Publicado hoje, no reuters Brasil, o texto abaixo nos faz pensar. Ou não? Será que o nosso comportamento mudou tanto? Certamente, não nos referimos somente aos jovens, a twitter - sms – mms - generation, mas a milhões, pessoas das mais diferentes faixas etárias, que perambulam pelo universo composto pelos sites sociais.
O que pensar da justificativa de Sean Wood sobre os foras instantâneos serem "fáceis", "rápidos" e auxiliarem a fuga do desentendimento? Hum! Será que facilidade e rapidez são as melhores qualificações para o fim de um relacionamento amoroso? Fácil e rápido para quem?
Consideremos um relacionamento ruim, pesado, medíocre e infeliz para as duas partes. Findo o sentimento e ansiada a liberdade, então, a rapidez pode ser excelente para a solução. Mas na hora de dividir os CDs, os livros, as fotografias, os móveis, o cão, justo naquele dia a carência emocional marca forte presença e uma das partes pode balançar um pouco, não pode? Pensar melhor, relembrar os bons momentos e, de repente, temer a solidão.
Lidar com sentimentos é complicado. Lidar com sentimentos em tempo de tantas mudanças é muito mais complicado. Os psicanalistas esclarecem sobre o rito de passagem e o período de luto, fundamentais para a assimilação de situações adversas difíceis. Afinal, não somos robôs.
Ela disse adeus através da alteração de seu status no facebook - ela disse adeus e tornou público que está disponível. Como, rapaz, você não passa o dia inteiro na internet (não trabalha, nem estuda) para saber sobre o status do seu próprio relacionamento amoroso?

O status dela no Facebook virou "solteira"? Você levou um fora

LONDRES (Reuters Life!) - Levar um fora digital é um fenômeno que está crescendo, segundo pesquisa, com números crescentes de pessoas preferindo o uso de email e redes sociais na Internet para terminar relacionamentos com seus parceiros.
Mais de um terço das 2 mil pessoas que participaram da pesquisa (34 por cento) disse que havia terminado o relacionamento por email, 13 por cento havia mudado seu status no Facebook sem avisar os parceiros e seis por cento havia divulgado a notícia unilateralmente no Twitter.
Em contraste, apenas dois por cento terminou o relacionamento por mensagens de texto de celular.
O resto havia se separado da forma antiquada através de conversa cara-a-cara (38 por cento) e por telefone (oito por cento).
"Terminar o relacionamento digitalmente se tornará mais comum", disse Sean Wood, diretor de marketing do serviço de relacionamentos DateTheUk para o qual a pesquisa foi realizada.
"Geralmente é mais fácil, mais rápido e evita qualquer desentendimento."

Um comentário:

Gerana Damulakis disse...

Gostei da expressão "ansiada a liberdade": já senti isso, fiquei livre e, sinceramente, esse lance de trazer momentos passados bons através de objetos pode até suscitar as tais lembranças, mas tudo continua sem jeito porque ninguém vai levar um relacionamento ruim só por conta de um passado bom.
E mais: não tive luto. Parti para outro, porque o tempo não pára (parafrasiei Cazuza).
O como acabar: sinal dos tempos. Houve o tempo das missivas, agora é tempo de e-mail etc.