sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Conversa íntima

If there is something to desire,
there will be something to regret.
If there is something to regret,
there will be something to recall.
If there is something to recall,
there was nothing to regret.
If there was nothing to regret,
there was nothing to desire.

Vera Pavlova

Pedi tanto, não fiz promessa para não barganhar com Deus, mas pedi e pedi e pedi mais ainda, eu, que sempre peço de forma coletiva: a união e a proteção da família, a cura dos enfermos, luz divina sobre aqueles que necessitam de sabedoria e não peço algo só para mim, que não aproveite ao outro. Acho ruim e mesquinho incomodar o Pai com minhas coisas tão pequenas.  Mas eu acreditava tanto, então, pedi a realização do meu pedido - justo, devido, honesto - e pedi paz, felicidade e que a paz e a felicidade formassem um lindo manto sobre os demais.
Você não crê em Deus? Mas entende o que escrevo, porque alguma fé você deve ter. Não? Nenhuma fé? Cético de tudo? Você acredita no big bang e na criação do mundo através da explosão de inúmeros vulcões, na junção de placas (tectônicas?) e na separação de outras placas com mais vulcões ativos e o gelo a esfriar o ânimo da Terra.
Mas você entende que existem pessoas que professam um só batismo e crêem em um só Deus. Pois faço parte desse grupo fiel. Não, não sou evangélica, carismática, não faço parte de qualquer movimento religioso e respeito todas as religiões e crenças do bem – do mal quero distância, muita distância, infinita distância. Não recorro ao sincretismo tão nosso, tão brasileiro, de quem acende vela na igreja e corre até a moça da banca de ervas, na feira-livre, com a lista encomendada pelo conselheiro do centro de predileção. Acho que isso pode criar confusão nos diversos canais, além de dar mais trabalho: igreja, vela, centro, ervas, moça da barraca de ervas. 
Acendo vela na igreja e lamparina em casa diante dos ícones ortodoxos. Só. Foi assim que aprendi com meus pais e é assim que ensinei ao meu filho. Isso de fé a gente sente e tem.
Se aquele meu raro pedido particular foi atendido? Foi e graças a Deus não foi atendido exatamente do jeito que eu pedi – fui bem clara e racional ao pedir. Eu recebi mais, muito mais. Meu pedido foi atendido do jeito especial que Deus tem de ser do alfa ao omega, de conhecer todos os tempos, de conhecer todas as alma, de querer o melhor para nós e assim corrigir os pedidos baseados em nosso conhecimento parcial e tantas vezes equivocado. Saiba pedir (ou conheça bem o que você pede) não é assim que nos ensinaram? Deus melhorou e atendeu meu pedido e ainda por cima me protegeu de todo o mal, amém.

Um comentário:

Gerana Damulakis disse...

Estou lendo e relendo o texto, não estou segura da conclusão e quero tanto entender que tudo deu certo. Quero tanto e há algo assim como "Deus sabe o que faz". Quero tanto a certeza de que foi tudo bem.