quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Or the abyss is invisible, or there is no abyss until you fall into it

Não foi a primeira vez que o filme The Guitar, 2008, de Amy Redford, passou na TV, mas foi a primeira vez que deixei de lado tempo e realidade para ingressar em outra história com algumas  nuances semelhantes. Enfatizo o toque feminino que faz toda a diferença: As cineastas (Isabel Coixet, Sarah Polley, Julie Gavras, Nora Ephron, Kathryn Bigelow) nos presenteiam com obras de rara sensibilidade, enfoques distintos, complexos e belos. Amy, filha de Robert Redford, tem mais experiência como atriz e acertou em cheio nesse filme difícil de ser classificado. Não é um drama, nem comédia, muito menos um musical ou um filme romântico. Ousada afirmo que The Guitar é um conto de fadas do século XXI. Algumas bruxas bem malvadas representadas pelo emprego maçante, pelo empregador injusto, pelo namorado egoísta e pela enfermidade inesperada. A torre no castelo encantado, sem príncipe, nem fada madrinha. Solidão, sofrimento, lágrimas, descobertas, mudanças e sonhos realizados. O equilíbrio que a vida, de algum jeito, sempre traz.

Complementos: Seu comentário sobre o filme Paris, Je t'aime, Gerana, é encantador, pura poesia, expressão literária da mais alta qualidade a mesclar duas formas de arte. Li e reli seu escrito, que transformou literatura e cinema em arte una.

Confesso que estou com o dvd New York, I love you, 2009, dos memos idealizadores de Paris, Je t'aime, mas o deixo para o final do meu festival pessoal de filmes desta semana de molho, pelo receio de perder o encanto do primeiro. 

Sim, querida Gerana, assisti Les Amants du Pont-Neuf (Os amantes da Pont-Neuf), 1991, de Leos Carax, com Juliette Binoche, uma de minhas atrizes preferidas. Você não achou que também é de difícil classificação? Não é comédia, nem drama, tampouco musical? Um beijo carinhoso em você e na sua filhota querida.

2 comentários:

Gerana Damulakis disse...

Só me resta anotar mais esta dica. Já estou em outra página (uma já está preenchida; claro, escrevo algumas frases sobre sua opinião) com os títulos dos filmes que vc comenta.
Vc já assistiu Os amantes da ponte Neuf? Tive que assistir por insistência de minha filha, ela ama o filme. Aliás, Paris, eu te amo (indicação sua), eu peguei da dvdteca dela. Lembra que eu contei?

Gerana Damulakis disse...

Confesso: achei Os amantes da ponte Neuf muito chatinho. Creio que as pessoas têm inclinações. A inclinação de Luísa por filmes "cult" é só dela, tento assistir, até porque ela fica insistindo, mas não consigo muito. seria o mesmo que eu desejasse que ela devorasse Proust, todos os 7 volumes de Em busca do tempo perdido. Ela costuma ler muito, mas Proust seguramente não a agradaria.
Inclinações.