sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Um diminuto berço me recolhe onde a palavra se elide na matéria, na metáfora e, leve, a cada um onde se ecoa e resvala

Os gregos antigos diziam que o sono é alimento do organismo. A insônia e o sono de má qualidade, de forma continuada, podem ser devastadores contra nossa saúde mental e física. Relaxe e respeite a si mesmo. Considere suas horas de sono sagradas e não permita que nada, nem ninguém interfira em seu sono. Sem saúde, todos os problemas se agravam ou parecem muito maiores do que realmente são.

Insônia, ronco, apneia (paradas respiratórias durante a noite), corpo não relaxado e mania de balançar as pernas são as queixas mais comuns relacionadas ao sono. Dormir bem é essencial para a boa manutenção de nossa saúde mental e física.Pesquisas indicam que a falta de sono pode causar hipertensão, depressão, obesidade, doenças cardiovasculares e disfunção erétil.
"Cada vez mais as pessoas passam por privação crônica de sono e não fazem ideia das repercussões disso para a vida delas, nos planos físico e emocional. Assim como ter uma boa alimentação e fazer exercícios, dormir bem é fundamental para uma boa qualidade de vida", afirma o neurologista Luciano Ribeiro Pinto Jr., presidente da Associação Brasileira do Sono. Sono fragmentado e menor tempo de sono REM (fase na qual ocorrem os sonhos), por exemplo, podem levar à menor produção de testosterona e à disfunção sexual. A fragmentação do sono atinge cerca de 36% dos moradores de São Paulo e pode ocorrer devido à própria apneia mas também por qualquer outro problema que perturbe a pessoa à noite: movimento de pernas, dores, doenças ou a própria insônia. Já a diminuição do tempo de REM pode ser causada pelo uso de medicamentos, pela própria fragmentação do sono ou pelo fato de a pessoa acordar muito cedo.
Se sua dificuldade de dormir está associada a ansiedade e ao estresse, técnicas de relaxamento podem ser indicadas. Eis algumas dicas para dormir melhor:
- À noite alimentação leve: Verduras, legumes, carnes magras, frutas.
- Pratique regulamente uma atividade física, mas evite fazer exercícios à noite. A natural produção de endorfinas, advindas dos exercícios físicos, prejudicam o sono.
- Se possível, tenha um horário regular para dormir.
- Evite produtos com cafeína horas antes de dormir.
- Tenha um ambiente tranquilo no quarto, sem luz, ventilado e sem barulho. O escuro favorece a produção de melatonina, substância natural do organismo, que regula o mecanismo do sono. Sinta-se seguro e tranquilo em seu quarto.
- Vá para a cama só quando estiver com sono.
- Se você tem insônia, não leia nem assista à TV na cama.

Nenhum comentário: