domingo, 22 de novembro de 2009

I do, I do, I do, I do





Don't go wasting your emotion, lay all your love on me. Don't go sharing your devotion, lay all your love on me. I was cheated by you and I think you know when, so I made up my mind, it must come to an end. Look at me now, will I ever learn, I don’t know how but I suddenly lose control. There’s a fire within my soul, just one look and I can hear a bell ring, one more look and I forget everything, mamma mia, here I go again.

Como pude deixar em segundo plano a admiração que tenho por Meyl Streep e, por um tempo, acompanhar crítica incorreta e maldosa feita sobre o filme Mamma Mia - "os pulinhos de uma gordota sexagenária"? Jamais! Desconsiderei a perfeição com a qual Streep sempre desenvolve suas personagens e também me apoiei em entrevista do incrédulo filho mais velho de Pierce Brosnan, sobre a incapacidade de cantar do ator. Sim, confesso, que achei meio ridículo assistir a musical com a trilha sonora do Abba, realizado com excelentes e experientes atores, mas distantes desse gênero de entretenimento e nem o paradisíaco cenário das ilhas gregas me atraiu. Genuíno preconceito. Quanto ao quarteto sueco ABBA curti algumas músicas, poucas e sem entusiasmo, porque nas décadas de setenta e oitenta eram outros os meus ídolos musicais. Assim, levei um ano para assistir Mamma Mia e o fiz somente por ter passado na TV, numa noite de sábado perfeita para relaxar em casa. Lógico que mudei de idéia, gostei muito do filme curti a diversão dos próprios atores - há cenas nas quais Collin Firth e Stellan Skarsgard seguram o riso, assisti pela segunda vez e ouço o CD da trilha sonora, não a original cantada pelo afinado ABBA, mas pelos próprios atores. Palmatória, eis minha preconceituosa mãozinha. O enredo todo mundo conhece e não há dúvida que é uma delícia assistir aos cinquentões Brosnan, Skarsgard e Firth, os três personagens muito bem sucedidos, a recordarem a juventude hippie e a encontrarem a verdadeira felicidade em Kalokeri (verão em grego), afinal, lá está a fonte de Afrodite, a deusa do amor. Assim, um reencontra e assume o amor de sua vida, o lobo solitário encontra sua loba metade e o terceiro assume sua sexualidade de forma bem britânica. Quanto às meninas cinquentenárias não poderia ser outra, além de Christine Baranski, com seu jeito sofisticado-afetado e super bem humorado, a procura do quarto marido e a encantar os garotos da ilha You're so hot teasing me, so you're blue but I can't take a chance on a chick like you, that's something I couldn't do. There's that look in your eyes I can read in your face that your feelings are driving you wild. Ah, but you're only a child. Well I can dance with you honey, if you think it's funny. Does your mother know that you're out? And I can chat with you baby, flirt a little maybe. Does your mother know that you're out? Julie Walters (a professora de dança de Billy Eliot, 2000, a divertida Gwen Traherne de Wah-wah, 2005, a excelente Evie Walton em Driving lessons, 2006 e de tantos outros filmes, sem mencionar a saga Potter) a conquistar o mais arredio dos garotos cinquentinhas If you change your mind, I'm the first in line. Honey, I'm still free, take a chance on me. If you need me, let me know, gonna be around. If you got no place to go when you're feeling down. Let me tell you now my love is strong enough to last when things are rough, it's magic. You say that I waste my time, but I can't get you off my mind, no I can't let go 'Cause I love you so. Colin Firth com boa voz a tocar o violão e relembrar o último verão I can still recall our last Summer, I still see it all our last Summer, memories that remain, we were living for the day, worries far away, a folia de todos na véspera do casamento Gimme me a man after midnight, won't somebody help me chase the shadows away. Take me through the darkness to the break of the day. Take it now or leave it, now is all we get, nothing promised, no regrets Voulez-vous, ain't no big decision, you know what to do. La question c'est voulez-vous. What's the name of the game. Does it mean anything to you. Got a feeling you give me no choice, but it means a lot, what's the name of the game. Your smile and the sound of your voice. Can you feel it the way I do. Tell me please, 'cause I have to know. I'm a bashful child, beginning to grow. And you make me talk, make me feel, make me show. What I'm trying to conceal. If I trust in you, would you let me down. Could you feel the same way too. No final, a encantadora I have a dream com a melodia enriquecida pelos instrumentos típicos
das ilhas gregas I have a dream a song to sing to help me cope with anything if you see the Wander of a fairy tale you can take the future even if you fail I believe in angels something good in everything I see. I believe in angels when I know the time is right for me I'll cross the street I have a dream


A minha cena para o ano de 2009, especialmente escolhida neste mês de novembro, sem dúvida é a do trajeto do hotel de Donna ao porto da ilha imaginária de Kalokeri (o filme foi rodado nas ilhas gregas de Skiathos e Skopelos ), ao som de Dancing Queen, na qual todas as mulheres ao longo do caminho largam seus afazeres e ingressam na fila puxada por Meryl Streep, Julie Walters e Christine Baranski. Se lá eu estivesse largaria tudo para cantar, dançar, rir e me jogar no mar having the time of my life. You can dance, you can jive, having the time of your life. See that girl, watch that scene, digging the dancing queen, getting in the swing. You are the dancing queen, young and sweet only seventeen. Dancing queen feel the beat from the tambourine. You can dance, you can jive having the time of your life. See that girl, watch that scene digging the dancing queen


Mamma mia, 2008, de Phyllida Lloyd, com Meryl Streep, Amanda Seyfried, Stellan Skarsgard, Collin Firth, Christine Baranski, Julie Walters, Pierce Brosnan.

Um comentário:

Gerana Damulakis disse...

Também amei, vi todas as vezes que pude na semana que a Sky passou.
A cor do mar da Grécia só há igual aqui em Salvador, eram as palavras de meu avô ( e veja que antes de morar em Salvador - e aqui morrer 40 anos depois, ele chegou com 38-morou em Angra dos Reis, em Torres (RS) e em Santos.
Eu concordo, mas não 100%.