domingo, 22 de novembro de 2009

É a sensação exclusiva do organismo acalmar-se por momentos


O cansaço em demasia chega a ser engraçado pelo efeito contrário provocado. Por estar muito cansada não consegui dormir direito, não me alimentei como deveria, sequer relaxei. As horas que seguem ao cansaço demasiado não podem ser acompanhadas por qualquer expectativa, salvo a ocupação da mente com coisa leve, boa música, algum filme interessante capaz de prender a atenção. Aos poucos soltar-se em silêncio e calma para não desperdiçar energia, não cobrar-se, tampouco permitir cobranças. O cansaço demasiado requer solidão e paz. No segundo dia, cumprida a quietude, é natural o regresso da força e do ânimo para retomar a vida: Marcar hora para o banho do cão, para cortar os cabelos, preparar almoço gostoso e aproveitar o sábado para colocar a leitura em dia, retirar as folhas secas dos vasos e dormir. Dormir à tarde, dormir à noite,  
finalmente, o tempo do corpo não resistente ao sono. Dormir.

A cabeleireira, dona da Akita branca chamada Princesa, segurava-se para não entregar os pontos, para secar por dentro as lágrimas por conta da perda da companheira. Não há dúvida que cachorro vira companheiro, amigo, ocupa lugar da prole, do namorado, preenche o vazio e permite mais qualidade para a tão apreciada solidão. Cachorro é terapia. Querida, sei que para você é importante continuar firme e forte como se nada tivesse acontecido, por mais que tenha acontecido. O abraço por você dado em homenagem ao próximo sábado, foi por mim transformado em abraço de força. Que este domingo, presumo o dia da semana do seu passeio mais longo com a Princesa, lhe seja leve, você encontre paz e passe da falta para a saudade com rapidez. Sem dor, sem sofrer.

Cabelo curtinho, curtinho, mais curtinho ainda. O cabelo curtinho que há anos deixei de ter. A nuca desnudada como gosto, as mechas despenteadas como quero, a cabeça de menina-mulher que nunca deixarei de ser. Cortar curtinho os cabelos tem gosto de liberdade, de querer-se bem.

Época de plena saturação da total falta de respeito, honestidade e educação. Ando com vontade de chamar algumas mães de lado e puxar suas orelhas pelas porcarias de filhos tão malcriados que tiveram. Mulheres, seus filhos parcos educados por vocês, são os maridos, pais, colegas, amigos, companheiros, vizinhos de outras mulheres. Mulheres, não permitam mais que suas crias, tão estragadas e complexadas, existam somente para infernizar aos demais. Como vocês puderam criar homens tão fracos, carentes e crentes que o grito resolve qualquer parada? Será que vocês, mulheres, também foram assim criadas? Mulheres, que droga de filhos algumas de vocês fizeram.

Vejo novas cores em lugares antigos, sinto novo carinho. A vida é presente divino.

As pessoas mais lindas são as que sabem rir e riem do humor feito com inteligência.

Nenhum comentário: