quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Janela é o bater das asas de borboleta

Para enfrentar o calor insuportável que faz em São Paulo - calor de primavera! Como será o calor do verão?- busquei por coisas antigas, esquecidas, guardadas pela casa, não utilizadas ou pouco utilizadas.
Eu não gosto de ar condicionado, não o considero saudável, tampouco higiênico. Com o tempo, o ar condicionado fica viciado e mantém no ambiente odores, bactérias, vírus e outras coisas esquisitas que estão por aí. Sim, todos acreditam que é feita manutenção e limpeza apropriada dos dutos do ar condicionado, de seus filtros e demais componentes. Acreditam até surgir a primeira virose inexplicável. Não há nada como abrir a janela, apreciar as árvores, o som dos passarinhos, o colorido do dia e deixar entrar a poluição, o barulho, a poeira desta cidade. Eu sei. O
que fazer para evitar que nosso organismo seja exposto às mudanças bruscas de temperatura, dos diversos ambientes frequentados? Agora, por exemplo, em pleno calor, estou com tosse, dor de cabeça e voz rouca. No escritório, em dois dias, mais da metade dos empregados sentem os mesmos sintomas. Por esta e outras razões juntei algumas coisas e criei o meu kit de verão, que inclui a mudança do horário do almoço e outras coisitas mais: Litros de água mineral. Litros. Suco de melancia - adoro suco gelado e docinho de melancia. Leque, por que não? Charmoso, misterioso e, por vezes, trabalhoso, é bom ter um leque na bolsa. Chapéu de verão na cidade, sim, porque nenhuma cabeça sã consegue aguentar o sol super quente desses dias de calor. Num site europeu encontrei a seguinte descrição: Chapeau d'été uv, protège contre les UV, então, é chique e, segundo o apelo comercial, protege contra os raios UVA e UVB.
O ventilador quanto mais antigo melhor. É sempre divertido, embora possa fazer barulho semelhante ao das hélices do Electra. Quem não gostaria de ter um ventilador GE dos anos cinquenta? Lenços umedecidos e os da kleenex são facilmente encontrados, mas não têm um cheirinho agradável. Enfim, coloque um pacotinho na bolsa perto do leque. Óculos escuros, bem escuros, para proteger nossos olhos do sol, que é uma das causas da catarata precoce. Óculos antigos da Ray-Ban são charmosos, receberam a classificação vintage e fazem par com o ventilador da GE. O meu está aqui, tem mais de trinta anos e sobreviveu ao meu jeito meio estabanado. Spray de água de rosas, ou, de água de flor de laranjeira. No século passado, a rua Barão de Itapetininga era charmosa e na Drogasil, perto do Teatro Municipal, a dona Haydé, com seus cabelos azulados e avental cor-de-rosa, fazia a limpeza de pele de dez entre dez senhoras elegantes, além de vender vidrinhos de água de rosas e cosméticos de primeira linha. Agora, a Barão de Itapetininga não é mais aquela e água de flores encontramos em casas de guloseimas libanesas e sírias. Água de flores importada, mas, afinal, merecemos armazená-la em uma garrafinha de plástico com spray, para refrescar nosso rosto e nuca. Você burrificou água de flores no seu rosto? Por favor, não se esqueça de reforçar o filtro solar. Deixei para o final a sombrinha japonesa, ou chinesa, e confesso que pago minha língua porque eu considerava frescura das senhoras que andavam sob o sol protegidas por essas sombrinhas. Fato é que ando em fase mais autêntica e não me importaria de usar uma sombrinha, como um a jovem senhora, nem de amarrar meus cabelos com uma fita de cetim colorida. A isso, também chamam liberdade. O que não pode faltar de jeito algum no kit de verão? Bom humor. Bom humor é fundamental. Bom humor e paciência.

Nenhum comentário: