domingo, 4 de abril de 2010

O sinal da cruz

Fazer o sinal da cruz se reveste de especial importância, pois, à maneira católica ortodoxa, equivale a uma profissão de fé.
Estendemos unidos os dedos polegar, o indicador e o médio da mão direita, enquanto os outros dois, o anelar e o mínimo, se apóiam na palma da mão; e assim levamos a mão à fronte, ao peito, ao ombro direito e, finalmente, ao ombro esquerdo, enquanto invocamos a Santíssima Trindade: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Os três dedos unidos (polegar, indicador e médio) simbolizam as três pessoas da Santíssima Trindade, um só Deus. Os dois dedos (anelar e mínimo) apoiados na palma da mão simbolizam a dupla natureza de Jesus Cristo: divina e humana, enquanto a palma da mão simboliza o ventre da Santíssima Virgem Maria, no qual o Deus-Homem se encarnou.
Leva-se a mão à fronte e, em seguida, ao peito, porque Cristo, o Verbo Eterno, desceu dos céus, como é dito da Profissão de Fé, o Credo, e se encarnou; depois tocamos o ombro direito porque o Credo diz que o Senhor, após se encarnar, exercer seu ministério salvífico, morrer e ressuscitar por nós, "subiu aos céus e sentou-se à direita do Pai."
Enquanto fazemos o sinal da cruz, estamos também pedindo ao Senhor que nos conceda bons pensamentos (fronte), bons sentimentos (peito) e forças (ombros).
Tal maneira de persignar-se era comum na Igreja Universal até o século XIII (primeiro cisma da Igreja Católica) e foi conservado no Oriente Cristão, na ordotoxia.
Entendendo, pois, a razão e o sentido desta prática de nossa fé, devemos fazer o sinal da cruz sem pressa e não impensadamente.




Profissão de Fé

O Credo Niceno-Constantinopolitano

Creio em um só Deus, Pai onipotente, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só senhor, Jesus Cristo, filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado e não criado, consubstancial ao Pai, por quem tudo foi feito. O qual, por nós homens e para nossa salvação, desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo na Virgem Maria e se fez homem. Por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. E ressuscitou ao terceiro dia, segundo as escrituras, e subiu aos céus e sentou-se à direita do Pai. E novamente virá com glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. E no Espírito Santo, Senhor vivificante, que do Pai procede e que, com o Pai e o Filho, juntamente é adorado e glorificado, e que falou pelos profetas. E na Igreja una, santa, Católica e apostólica. Professo um só batismo, para remissão dos pecados. Espero a ressureição dos mortos e a vida do século futuro. Amém. 

As imagens foram encontradas no site ecclesia e o texto sobre o sinal da cruz está no livro da Divina Liturgia de São João Crisóstomo da Catedral Ortodoxa de São Paulo

Kirie eleisson

3 comentários:

Gerana Damulakis disse...

Meu avô me ensinou exatamente assim e assim eu faço. E vou contar uma curiosidade: Patinus, ilha grega do Mar Egeu, é o único lugar da Europa onde Cristo esteve. São João citou aí o Apocalipse para seu discípulo. Neste lugar, ele rezava com um apoio à sua frente, pois já estava com mais de 1000 anos. A voz de Deus foi ouvida e foi tão forte que marcou a rocha em 3 gomos, daí o sinal da Cruz ser feito com 3 dedos. Gostou, M?

Gerana Damulakis disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gerana Damulakis disse...

1000 anos??? Claro que escapou um zero a mais, São João estava com mais de 100 (cem) anos.