sábado, 3 de abril de 2010

Cleaning up the messy - part III

Papéis, fotos, cartões e mais, muito mais

Janelas abertas, o cão ao lado esparramado no chão, boa música. E dança, por que não? É muito bom dançar sozinha em casa, cantar e dançar, dançar sem cantar, dançar de qualquer jeito e de um jeito que o cão resolve que é mais seguro se deitar em seu canto preferido, longe desta humana que se redescobre.
Dias gostosos a rasgar papéis, limpar, encontrar coisas desconhecidas – os pertences de minha mãe, curtir fotos, reler mensagens, me emocionar com cartas e rir com cartões. Encontrar uma lira guardada dentro de um envelope, que estava no meio da papelada no chão do quartinho (que era da bagunça) na área de serviço. Fazer festa com a inesperada surpresa, rir com a inteligente e amorosa traquinagem da velha senhora e agradecer o reforço de nossas pazes. Mais papéis, mais coisas desconhecidas e esquecidas, até um vidrinho antigo de remédio forrado com algodão e três dentinhos de leite dentro. Os meus dentinhos de leite. Será que os pais continuam a fazer esse carinho? O que eu devo fazer com este vidrinho? Devo guardá-lo para mostrá-lo aos meus netos? Meu filho também teve seu primeiro dentinho de leite guardado num vidrinho de remédio forrado com algodão. Quanto ao dentinho de leite da frente, ora, o meu se transformou num pingente incrustrado em ouro, de gosto meio duvidoso. Eu o encontrei e também não sei o que fazer com ele. Com carinho e alegria organizei uma parte do que vi pela frente. Escrevi e colei etiquetas, ordenei, mudei e criei ambientes, troquei vasos de plantas de lugar.
Separei coisas para que sejam aproveitadas por outros, levei outras para consertar. Muitas vezes nos esquecemos dos consertos e descartamos coisas com incrível facilidade a aumentar a poluição deste planeta. Todo dia faço questão de cuidar de um espaço, aspergir água de rosas, impregnar-me neste ambiente que, por um tempo, ficou ausente de mim. No começo da noite, o corpo meio cansado, a camiseta molhada de suor, o banho, o descanso e, finalmente, a paz.

Um comentário:

Gerana Damulakis disse...

Renovação?
A época é propícia. Força. Mas, como creio, não adianta dizer coisa alguma.
E amanhã? O que vc comerá no domingo de Páscoa? Adoro seuas postagens gastronômicas.