segunda-feira, 12 de abril de 2010

Meu marido está em um relacionamento sério, mas não é comigo

Da série “rident castigat mores

Entre a organização das coisas, a retirada da minha nova Cédula de Identidade, consultas tratamentos e exames, eu resolvi reavivar o meu antigo e combalido perfil no Facebook e ingressar no Twitter.
No Facebook eu recuperei amigos (poucos) tão queridos e preciosos, pessoas que me conhecem desde que eu nasci e que me chamam pelo meu apelido de infância. É aconchegante ser chamado pelo apelido de infância. Encontrei primos conhecidos e alguns sequer imaginados. Descobri duas mulheres gentis e valorosas, que tive o prazer de conhecer durante almoço no restaurante da Livraria Cultura. As duas, em dias diferentes, gentilmente compartilharam suas mesas comigo. Uma é especialista em vinhos e a outra, mestra do teatro brasileiro, conclui seu doutorado em Paris. 
Há alguns anos, ainda em Brasília, eu ingressei no maravilhoso mundo dos sites sociais através das mãos carinhosas do meu filho, que criou o meu perfil no Orkut. Hoje, eu reconheço que o início foi bem traumático: O impacto do comportamento outdoor dos que pretendem fortalecer seus relacionamentos, através da divulgação de imagens e informações pessoais, é devastador e os cacos emocionais se esparramam por todos os lados. Descobrir-se traída, desiludir-se e constatar mentiras on line é castigo que eu não desejo a ninguém. Tampouco desejo a qualquer criatura ser alvo da desfaçatez dos que reportam perfis sãos, como se falsos e prejudiciais fossem. Uma coisa é certa: Não há tempo, muito menos energia, para ser assíduo em qualquer site social.
Em relação ao Facebook é preocupante o uso contínuo dos aplicativos de jogos, aparentemente inocentes, que induzem ao vício (é inconcebível dedicar horas preciosas aos joguinhos disponíveis). Já o Twitter é excelente para quem quer conhecer novidades, se impressionar com a criatividade, se perder com tanta informação e rir com o bom humor inteligente de alguns participantes - lá, a seleção é fundamental. 
Na internet a simples observação, sem qualquer intuito prejudicial, auxilia a compreender a diferença entre o que é dito e o que é realizado.  Compreender e enxergar são verbos que, às vezes, podem doer, além de limitar a sublimação indevida - nós, as mulheres peritas na arte de sublimar.
Outro exame interessante é a involução dos relacionamentos sexuais, financeiros e sociais – propositadamente, evito a qualificação amorosos. Vivemos época de comportamentos interessantes e de natureza duvidosa, que levam ao mesmo espaço na internet a família, a mulher e a mulher: A primeira casada e a segunda em um relacionamento sério, ambas, com o mesmo homem. Acredito que este é um dos motivos que faz com que psicanalistas e escritores famosos frequentem sites sociais: o vasto e rico material disponivel para seus livros e programas. É interessante constatar que em nosso país escrevemos mais do que lemos livros. Todos escrevem.
Sem dúvida  a internet abrange os mais variados temas e eu não duvido que, a partir de hoje, uma boa parte da discussão entre os dois candidatos políticos mais famosos se realize no Twitter.  Molière deveria viver no século XXI.

Complemento:

- Querida Gerana, eu não resisti e divulguei o seu imperdível blog.
Eu tenho poucos "seguidores" (esta é uma das caracteristicas engraçadas daquele site: "seguidores" e "seguidos", lista volátil, que também compreende perfis falsos e links maliciosos) e dentre os que talvez me acompanhem, se encontra  essa moça inteligente e articulada a quem eu quis apresentar o "leitora crítica".

- Eis alguns participantes interessantes:
Millôr Fernandes
Flávio Gikovate
Augusto Nunes
Anthony Bourdain
Anderson Vanderbilt Cooper
além das indicações de livros do New YorkerPenguin Group, NY Times, Little Brown, British Library, notícias e dicas do Estadão e da Folha.   

Gerana, você viu minha foto no Facebook? Então, querida, entre lá, para que possamos conversar. 

4 comentários:

Gerana Damulakis disse...

M: vi sua foto no Facebook faz tempo.
Recebo convite quase todo dia de alguém, não estou nos sites de relacionamentos, mas posso falar da blogosfera.
A blogosfera cria laços, movimentos. Exemplo: há um pessoal aqui em Salvador, criamos vínculos, depois de um tempo marcamos encontos, são quase 10 pessoas. Já houve um movimento bacana quando 2 deles lançaram livros, todos os blogs juntos divulgaram, foi lindo. Um deles criou um blog para os dois que iriam lançar os livros, com venda prévia dos exemplares, sucesso total.

Gerana Damulakis disse...

Eu não faço parte.
vou contar como foi: lembra daqueles dias, em 2009, que o blogspot não bria em algumas regiões? Entrei no google e coloquei o seu blog, para entrar clicando por ali, daí apareceu uma opção também, era o facebook, cliquei e lá estava sua foto, seu nome, eu não sabia seu nome. Tudo apareceu só por conta do tree called life.
Vou tentar então pelo google. Não sei lidar com tais sites, muita gente me convida, mas não me seduz.
Vou lá, conferir o Leitora no Facebook.

Gerana Damulakis disse...

Cliquei no "eu não resisti": que coisa mais linda! Obrigada.

Também sou fã de Márcia Tilburi. Outro dia ficuqi com ganas de brigar com a bobona da maitê porque disse que Márcia chega a mudar o tom da voz quando se trata de beleza feminina e blá-blá-blá. Márcia e Mônica, únicas pensantes ali. A bety Lago é uma fofa. Maitê, uma bobona - não esqueço o que ela fez, aquela reportagem idiota zombando dos portugueses.

Gerana Damulakis disse...

Vou tentar, mas, agora quem não resiste sou quem, não sei como, já que não faço parte (como já disse) do site.
Indo...