terça-feira, 27 de outubro de 2009

Uma alma precisa de outra alma

Cansaço, hoje, seu nome é o meu. Acordar cedo para a consulta com a turma da cabeça e pescoço, a turma que eu considerei esquecida, deixada de lado para nunca mais, cuja missão foi cumprida em maio de 2007. Por que retornar agora, em 2009? Somos tão mal orientados, hiposuficientes diante de profissionais especialistas capazes de tratar com leviandade assuntos tão importantes, capazes de nos transmitir ideias equivocadas, procedimentos errados, indevidos e incompletos.
Imagem de Lazlo Balogh



Aos que tiveram câncer na tireóide, aos que conhecem pessoas que tiveram câncer na tireóide e aos que batem três vezes na madeira ao ouvirem a palavra câncer: Por favor, desconsiderem qualquer piadinha ou frase infeliz como a que costuma ser dita por profissionais mais infelizes ainda: "Se você tivesse que escolher um câncer, escolha o da tireóide." Isto é non-sense, é lixo, é brincadeira sem gosto, é resultado de comportamento amador. Quantas pessoas tiveram câncer na tireóide e após a cirurgia se consideram curadas? Quanto muito, vão ao endocrinologista uma, duas vezes por ano, para os exames que definem se a dosagem de hormônio sintético está equilibrada e para a infalível receita do remedinho para emagrecimento? Quantas pessoas que tiveram câncer na tireóide conhecem as possíveis consequências? Estão atentas aos sinais e aprendem mais sobre seus organismos? Quantas pessoas tiveram câncer na tireóide e analisam regularmente a dosagem da tiroglobulina?
Tiroglobulina é uma glicoproteína produzida pelas células foliculares da tireóide. Qualquer doença associada com uma massa ou com o aumento da atividade do tecido tiroidiano irá aumentar os níveis séricos de tiroglobulina. Devido ao seu aumento ocorrer em praticamente todas as doenças tiroidianas, a tiroglobulina não tem valor na discriminação entre doença benigna e maligna, porém tem um importante papel na abordagem do câncer de tireóide após cirurgia ou ablação radioisotópica do tecido tiroidiano normal em pacientes portadores de neoplasia - qualquer tiroglobulina detectavel deveria indicar doença persistente. Após a cirurgia, os níveis de tiroglobulina sérica podem se elevar temporariamente, retornando aos níveis normais dentro de 4 a 6 semanas. Em conjunto com a varredura com I131, a tiroglobulina pode detectar a presença de metástases.
Nas doenças neoplásicas da tiróide, a tiroglobulina (Tg) é fundamental e de alta sensibilidade no seguimento dos pacientes com câncer diferenciado da tiróide (papilífero e folicular), enquanto que a dosagem de calcitonina é obrigatória para o diagnóstico e seguimento do câncer medular da tiróide.
Como a tireóide, ou a ausência dela, afeta nossos ossos, nosso coração, nosso organismo? Por favor, façam exames, aprendam mais, observem seus organismos e, principalmente, não temam, não temamos. Vivemos mais, por isso, devemos fazer exames periódicos para que possamos identificar o início de qualquer enfermidade.


À tarde outras duas consultas com especialistas distintos. Tempo dedicado para espera e mais tempo ainda dedicado pelos profissionais para entender o que acontece ou deixa de acontecer com este outro eu paciente. O hospital do câncer tem sido escola; cansativa, desgastante e sensível escola. No intervalo entre a consulta matutina e as duas vespertinas, no tempo que deveria ser dedicado ao almoço calmo e em paz, corri ao escritório para adiantar a demanda recém surgida.
No comecinho da noite, exausta, cansada por dentro, encontro a amiga querida que durante conversa séria me convenceu a vir a esse lugar. Imagine a que ponto chegamos, nos encontrarmos na sala de espera dos consultórios de um dos ambulatórios do hospital do câncer. Falamos sobre os livros que líamos, sobre exames, consultas, descobertas, trabalho, filhos, vida e você, querida amiga, tão gentil, ainda esperou minha última consulta para me levar de carona pra casa. Eu sei, entendi o cigarro aceso, assim como entendo sobre ansiedade, sobre depressão, sobre válvula de escape, sobre solidão, só lhe peço de novo para desconsiderar as mágoas. Deixe as mágoas de lado, querida, deixe-as para trás. Mágoas alimentam e interessam apenas aos que as praticam.


À noite, depois do banho e da energia revigorada para molhar a terra nos vasos das plantas sedentas, brincar com o cão e sentar ao lado do filho para explicar o que faço, o que pode ser ou não, vejo o telefonema antes não visto e por curto tempo retomo o rumo - foco, querida, foco limpo e cristalino, a importância devida à tudo nesta vida. Eu sei, entendo, mas não basta que somente eu saiba e entenda.

Nenhum comentário: