quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Cada dia mais rica de humanidade


Cida Garcia encantou e encanta a Machado, de Minas Gerais, encantou e encanta São Paulo, Rio de Janeiro, onde quer que Cida vá ela encanta as pessoas, os lugares. Agora, Cida novamente encanta Portugal. Alguns meses do ano lá, outros aqui, no Brasil, foi dela que recebi um email sobre a bela livraria do Lello, na cidade de Porto, em Portugal.
Por coincidência, nesses dias de idas e vindas, de caminhos novos, esquecidos, alterados e desconhecidos, lembrei das igrejas antigas do Brasil colônia, do Brasil do primeiros séculos e do quanto me impressionam, nas quais não consigo me concentrar e orar, sinto o aroma da madeira envelhecida e meus olhos se enchem com os detalhes, os enfeites sem fim. Foi a esse tempo que algumas imagens da livraria Lello e Irmão me levaram. Essa livraria que eu desconhecia e que Cida, com seu constante carinho, me ensinou.


Foi delicioso o exercício de imaginar a sensação, a impressão ao entrar em outro tempo e mundo, através da porta da Lello e Irmão. Ainda mais para mim, fascinada por livrarias e papelarias elegantes, nelas permaneço horas em pura leveza e felicidade.
Procurei algo sobre esse lugar mágico e aprendi que o início de sua história data de 1869, então conhecida como Livraria Internacional de Ernesto Chardron, posteriormente vendida à Lugan & Genelioux e, em 1894, adquirida por José Pinto de Sousa Lello e seu irmão Antônio Lello, com a mudança da razão social para Sociedade José Pinto Sousa Lello & Irmão a Livraria Lello e Irmão. O imóvel que aparece nas imagens teria sido construído em 1906 e à época descrita como a mais bonita livraria do mundo.

Deve ser fantástica a iluminação que vem através do vitral, apreciar os detalhes da madeira entalhada, da escada vermelha, em um andar feita de madeira e em outro de cimento armado. Por enquanto, curtir as imagens pesquisadas na internet, apreciar essa bela obra, imaginar qual de seus recantos teria sido escolhido para cenário de um dos filmes da saga do bruxo Potter e, algum dia, em Portugal, encontrar todo esse encanto.

Rua das Carmelitas, 144, próxima da zona histórica do Porto, cidade do Porto, Portugal.

Para os amantes de livros, the top shelves, segundo o Guardian:
- Boekhandel Selexyz Dominicanen, na Holanda, "a bookstore made in heaven".
- Livraria Lello e Irmão, Porto, Portugal.
- Secret Headquarters, Los Angeles, EUA.
- Borders, Glasgow, Escócia, UK.
- Scarthin Book, Derbyshire, UK.
- Posada Books, Bruxelas, Bélgica.
- Pendulo, cidade do México, México.
- Keibunsya, Kioto, Japão.
- Hatchards, Londres, UK.

Em tempo de compra de livros pela internet, da provável briga entre os livros tradicionais e os livros on line, além do kindle electronic, não podemos esquecer das livrarias.

Nenhum comentário: