quarta-feira, 29 de abril de 2009

Coisas simples

O que faz você se sentir bem após um dia super cansativo de trabalho?
Carinho. Eu me sinto muito bem ao receber carinho e carinho em forma de jantarzinho gostoso e quente pronto para ser saboreado. Sinto-me bem com a alegria do cão, com a atenção do filho, principalmente, quando ele me lembra a hora e me pergunta: Mãe, você não vai voltar pra casa?

Sinto-me bem com um pedaço de algodão e algum produto honesto para limpar com eficácia a pele, e me sinto melhor ainda ao ver a cor branca do algodão transformar-se em cinza ou marrom escuro, tudo o que sai do rosto da gente, que vive em cidade movimentada e poluída. Sinto-me bem com suco fresco de fruta doce, com um banho morno, com lençóis limpos e perfumados com lavanda, com um bom livro e com os creminhos que passo no rosto e no corpo antes de dormir. Sinto-me melhor ainda quando faço tudo isso, e não caio direto na cama por conta do cansaço, da dor ou de alguma tristeza, que me deixa com sensação de desamparo. O que não dura muito, reconheço, afinal, bom humor e fé são santos remédios para extinguir qualquer chatice. Sexo gostoso com quem a gente ama, o verdadeiro prazer e o dormir aconchegados são coisas que tiram todo o cansaço da gente e revigoram.
Uma boa noite de sono também é excelente forma de recuperar-se e para isso, aprendo a relaxar, esvaziar a mente, fechar os olhos, ouvir o ronco suave ou a respiração do cão deitado no chão ao lado da minha cama e apagar. A boa noite de sono tem algo de sintonia com a suavidade e a harmonia. Às vezes eu sonho e nem sempre o sonho é tranquilo, ainda mais para uma mente como a minha, incapaz de tratar o sonho como um trailer sem importância de algum filme que estreará na semana que vem, nos melhores cinemas da cidade. Os sonhos nascem na parte da nossa mente que não desliga, que não tem controle, que fica atenta e intui o que acontecerá, retira véus de pessoas que julgávamos conhecidas - verdadeiras desconhecidas, nos alertam, nos fortalecem, nos preparam e ensinam. Passados os efeitos de certos sonhos, fica a sensação que anjos nos guiaram e nos protegeram.
Após um dia trabalho? Apesar do cansaço, de eventuais dores que por vezes sinto, ter produzido é um dos segredos que faz com que a nossa vida valha à pena: Produzir, realizar, sentir-se capaz e útil. Saber-se competente é o prêmio que vem com o passar dos anos.
Imagem de Bresson

Um comentário:

Mari disse...

Tão verdadeiro isto minha amiga.
As coisas simples que passam desapercebidas por tantos.
Nelas podemos encontrar tudo o que precisamos...basta prestar atenção!
Beijos