domingo, 24 de janeiro de 2010

Outro mundo

Do Morumbi Fashion Brasil, de 1996, evento criado para a divulgação do trabalho de estilistas e confecções, até sua transformação, em 2001, no São Paulo Fashion Week (SPFW), foi necessária a especialização de profissionais da mídia, de consultores, assessores e da própria indústria da moda. A evolução é considerável e as cifras atuais impressionam. Os fashionistas estão em evidência, mas alguns detalhes podem ser aprimorados. Os detalhes que fazem toda a diferença.

"O que falta na moda brasileira é acabamento", diz editor da L'Officiel Paris
Um dos editores da “L'Officiel Paris”, publicação de moda entre as mais importantes do mundo, Ronald Bellugeon assiste aos desfiles do São Paulo Fashion Week pela terceira vez nesta edição para o Inverno 2010 brasileiro. De 2003, quando veio pela primeira vez, para cá, acredita que a moda feita no país melhorou. E que algumas marcas, inclusive, poderiam participar da semana de Paris. “Gostei de Alexandre Herchcovitch, Rosa Chá e Maria Bonita. O desfile de Gloria Coelho é muito bom, mas tem menos peças para o dia-a-dia. Ela poderia desfilar na alta costura”, afirma.
Algumas marcas queridinhas da moda brasileira, como Osklen e Huis Clos, não impressionaram o francês. “Quem vestiria estas roupas?” se perguntou, no caso da Osklen. Em relação a Huis Clos, diz ter gostado mais do início do que do final da coleção. Outra marca comentada pelo editor foi a Samuel Cirnansck. Para Bellugeon, a coleção remete ao estilo de Viktor&Rolf.
Sobre o assunto tabu da moda brasileira – a cópia de marcas internacionais – o francês afirma não ter encontrado plagiadores nas passarelas daqui. “Não é imitação, mas inspiração. Esta inspiração às vezes é forte demais, mas se o estilista está fazendo algo bom, com caimento e cores interessantes, é o que vale”, diz.
Perguntado sobre o que falta para a moda brasileira ser competitiva internacionalmente, Bellugeon faz um elogio e uma crítica. “Estamos no mesmo mundo [em termos de criatividade]. O problema [das roupas brasileiras] é o acabamento.”

Texto de Carolina Vasone e Fernanda Schimdt publicado no site UOL estilo e moda. Imagens de Paulo Whitaker e Mário Miranda

Nenhum comentário: