terça-feira, 10 de março de 2009

Feito um pedaço de mim

Chorar por tudo que se perdeu, por tudo que apenas ameaçou e não chegou a ser, pelo que perdi de mim, pelo ontem morto, pelo hoje sujo, pelo amanhã que não existe, pelo muito que amei e não me amaram, pelo que tentei ser correto e não foram comigo. Meu coração sangra com uma dor que não consigo comunicar a ninguém, recuso todos os toques e ignoro todas tentativas de aproximação. Tenho vergonha de gritar que esta dor é só minha, de pedir que me deixem em paz e só com ela, como um cão com seu osso. A única magia que existe é estarmos vivos e não entendermos nada disso. A única magia que existe é a nossa incompreensão. Caio Fernando Abreu

Passei por tanta coisa, não por valentia ou escolha, e sempre mantive meu jeito, minha crença, coerência, sem me tornar melhor nem pior, e segurei todas as conseqüências e quando senti que era tempo de contar as experiências, contei as experiências, para que assimilassem a possibilidade de sobreviver a essas e outras situações e tocar a vida em frente, da melhor forma, para que valha a pena.

Uma condição homogênea, sempre presente, imutável é o contato imediato com filho para que ele aprenda e se prepare cada vez mais para a vida. Afinal, amor incondicional e ensinamento formam a melhor herança, a que não tem preço.
Para lidar com o que fica de tudo que vivemos, e sempre fica alguma coisa, aprendi a pedir ajuda e no momento certo entrei na casa gostosa da vila, com frescor árvores altas e floridas, e confiei e segui direito a receita e aprendi os nomes corretos de algumas coisas, pessoas, situações – o nome correto de tudo é importante - e confirmei que verdade continua sendo verdade; que entre o branco e o preto existem inúmeras tonalidades, todas as cores, algumas lindas outras nem tanto e isso não é uma metáfora nem serve como escusa para jogar como se quer com a honestidade, o respeito, o amor; que cada um tem seu jeito e que alguns jeitos tem nomes nem sempre lisonjeiros e cada vez que vou lá, aprendo mais.
Entendi que observar-se é importante até mesmo para corrigir a rota, deixar de lado sentimentos, comportamentos, padrões assimilados que não interessam e não fazem bem e descobrir e descobrir-se e acarinhar-se e respeitar-se e, principalmente, amar-se, além de alimentar minha alma para que ela se expanda e esteja em tudo o que faço, nos laços mantidos, no viver. Se a alma não estiver inteiramente envolvida, até beijo fica ruim. Quero conhecer tribos de pessoas boas e encontrar minha outra tribo, da qual em algum momento me perdi e uni-la à tribo que mais conheci para, assim, enxergar-me nos sorrisos e nos olhares intuídos.

eu sou como eu sou

pronome
pessoal intransferível
do homem que iniciei
na medida do impossível

eu sou como eu sou
agora
sem grandes segredos dantes
sem novos secretos dentes
nesta hora

eu sou como eu sou
presente
desferrolhado indecente
feito um pedaço de mim

eu sou como eu sou
vidente
e vivo tranquilamente
todas as horas do fim.

Torquato Neto

Nenhum comentário: