quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Vida saudável

Minha mãe sempre preparou alimentos muito gostosos e saudáveis. Os deliciosos sabores surgiam com os temperos corretos e de esmerada qualidade, aliados à sua natural vocação para a obtenção das melhores refeições. Não há como superá-la.
Ela morreu seis meses após ter completado noventa anos e soube viver.

Era positiva, não possuía muitos temores e soube respeitar-se e cuidar-se. Caminhadas e bicicleta ergométrica foram seus instrumentos para a longevidade. Meio cálice de bom vinho tinto às refeições e a mente sempre ocupada com a leitura diária de jornais, revistas e livros. Durante anos praticou ioga, quando ainda não era moda esse exercício. Tinha um corpo ágil e resistente. Peixes, queijos, frutas, verduras e vegetais, leite, carnes brancas, azeites extra virgens, iogurtes naturais e cereais eram a base primária de suas refeições.
Sem dúvida, o melhor exemplo.

Outro dia, durante o noticiário da Fox News, entrevistaram um médico americano, o mais lúcido e sensato que já ouvi em qualquer mídia. Todas as perguntas eram pertinentes e suas respostas honestas e corretas. Comentou sobre o benefício do álcool para a saúde das pessoas. Seu recado também foi sobre a moderação. Sim, a quantidade correta de álcool auxilia na prevenção de determinadas enfermidades.


Vale muito aprender cada vez mais sobre a magnífica culinária mediterrânea e os hábitos dos povos daquela parte do mundo. Os benefícios obtidos são fundamentais para a conquista de uma vida saudável.

Nenhum comentário: