segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

O bem que você consegue fazer

Não adianta nossa percepção ou entendimento a respeito do que causamos nas pessoas, animais e plantas que se encontram em nosso convívio. É fundamental saber o efetivo resultado de nossa atuação, através da observação desinteressada e do retorno que nos dedicam. A planta cresce com cor viva, sem qualquer enfermidade e permanece firme, forte e bonita? Foi você que a plantou e cuida dela? Então sua ação sobre a planta é válida e benéfica.
Seu animal de estimação é saudável, valente, normal, forte, confiante, vigoroso, mantém sua natureza e instintos, obedece e não é agressivo sem motivo ? Logo, a convivência com você é positiva.

As pessoas com as quais você interage ficam mais felizes, leves, em paz, alegres, saudáveis, mantém seu vigor e força, produzem com satisfação e resultado, além de se sentirem mais confiantes e independentes ? Sem dúvida é sua influência que auxilia em tudo isso.
Triste é quando se observa o contrário, sempre ligado à verdadeira intenção dos agentes. Há pessoas que extinguem a natureza dos animais e os tornam mansos, medrosos, insalubres e limitados; assim como há as que exercem o mesmo efeito sobre as pessoas com as quais convivem.
Sem dúvida, é muito mais fácil manipular seres em crise e carentes. Torná-los mais dependentes, organizar suas vidas e centralizar o comando, mesmo que com aparente suavidade e sem que percebam as reais intenções de quem assim atua.
Difícil, mas difícil mesmo, é doar-se a ponto de não deixar qualquer marca sua negativa no outro. É deixar os outros realmente livres. Há pessoas que, infelizmente, exercem influência tão contrária que conseguem emascular quem está próximo.

Nenhum comentário: