segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Cães e seus donos

Como tudo nesta vida, ter um cachorro demanda considerável dose de responsabilidade para cuidar apropriadamente do animal, e para evitar quaisquer prejuízos que o cão possa causar a terceiros.
Reconheço que neste ponto sou zelosa, ainda mais quando meu filho se ausenta e o cão fica sob os meus cuidados.
O bairro no qual moramos é e sempre foi pródigo em cães. Lembro que desde minha infância, quando eu estudava na Cultura Inglesa que ainda se encontra no mesmo prédio, chamava minha atenção a quantidade de cachorros que passeavam com seus donos pela avenida principal.
Localidade com muitos cães tem três problemas iniciais: A displicência de determinados donos, a sujeira das calçadas e o excesso de pulgas.
Evitamos as incômodas pulgas não freqüentando a praça local, com o banho semanal, a casa bem aspirada e limpa, além das gotinhas de remédio que são pingadas no cogote do animal. Para a sujeira das calçadas educação, estômago meio forte e três saquinhos plásticos por dia são essenciais. Já a displicência de determinados donos é o principal problema.
Não deixem de segurar com firmeza as guias de seus cães! Sim, pode machucar e requer certa força, mas enrolem boa parte das guias em suas mãos e não permitam que o cão ande desembestado de um lado para outro da calçada e, muito menos, que ele avance sobre os demais animais. Sim, cachorros prescindem de socialização com outros cachorros. Cães estressados, enfermos, hostis, traumatizados, agressivos devem andar na esteirinha de casa e não compartilhar do mesmo espaço com os demais de sua espécie. Não existe esteirinha da cor e do modelo de sua preferência? Então, caminhe com seu cão em horários diferenciados e em hipótese alguma permita que sua filha, desmiolada e sem a necessária robustez física, caminhe na rua com o cão que tem quase o tamanho e o quíntuplo da força da infanta. Guias enroscadas somente em filmes ou em ocasiões especialíssimas.
Três perguntas costumam ser feitas: É macho ou fêmea? Como se isso, garantisse a manutenção de comportamento racional, além de ele é bravo? e sua variante: Ele morde? Sim, minha senhora, o cão é muito bravo e morde tudo e todos que vê pela frente.


Ontem, durante o passeio vespertino, encontramos dois pitbulls que caminhavam com seu dono. Como é mesmo a idéia da esteirinha?

Nenhum comentário: