quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Serotonina, adrenalina e endorfina

Aquela tristeza que vira sua companheira constante por mais de seis meses pode ceder espaço para a depressão — a segunda doença mais comum nos ambulatórios de psiquiatria de todo o país (superada apenas pela ansiedade). Além do fator hereditário, o estresse, as pressões, as cobranças, os problemas amorosos, de saúde e financeiros contribuem para levar as pessoas ao fundo do poço. Já que nem sempre é possível evitar as chateações, que tal tomar atitudes para driblar a crise?
- Caminhe ao sol: Andar por 30 minutos relaxa o corpo e tranqüiliza a mente, garante Fernando Torres, médico fisiologista de São Paulo. Sob o sol, o exercício torna-se ainda mais eficiente, pois os raios estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor que faz você se sentir bem-humorada, segura e menos ansiosa. Como toda atividade aeróbica, a caminhada ainda libera adrenalina e endorfina, substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Elas atuam no cérebro de forma semelhante à das drogas antidepressivas.
- Prepare uma poção mágica: Os odores também são capazes de estimular o bem-estar. Eles chegam ao sistema límbico, no cérebro, onde ficam registradas as lembranças, evocando, assim, sensações agradáveis, capazes de alterar o humor. Por isso, tire partido das lavandas, das águas de flores e dos óleos essenciais, criando seu próprio aroma antimelancolia. A mistura de três ou quatro óleos essenciais chama-se blend na aromaterapia, ensina Sâmia Maluf, psicóloga. Você pode usar como perfume pessoal ou adicioná-lo a cremes, loções para o corpo e aromatizadores para a casa. Vale até pingar gotinhas nas roupas de cama. Ela sugere uma receitinha de blend contra a depressão: 4 gotas de bergamota, 1 gota de gerânio e 2 gotas de lavanda.
- Ter plantas e flores em casa também afasta a depressão, porque proporcionam sensação de bem-estar e felicidade.
- Fique de olho no gato ou no cachorro: Impossível não se sentir feliz ao chegar em casa e ser recebida com a maior festa pelo seu bichinho de estimação. O animal acaba com a solidão, sensação quase sempre seguida de melancolia e que pode surgir mesmo quando estamos rodeadas de muitas pessoas, diz a psicoterapeuta Sônia Knopf, de São Paulo. Então, se você é sujeita a crises de tristeza, adote um animal de estimação.
- Coloque peixe no prato: Estudos confirmam que quem inclui peixes e frutos do mar no cardápio diário previne a depressão. Isso por causa do Ômega 3, uma gordura saudável presente no salmão, na truta, no bacalhau, no atum e na sardinha. Os peixes, de um modo geral, também são ricos em zinco e selênio, minerais importantes para dar um chega-pra-lá na depressão. E, o melhor, sem ameaçar as suas curvas.
- Aposte em boas cores: Vestir vermelho, laranja ou amarelo espanta a tristeza. Tons frios como azul, rosa, lilás, marrom e verde acentuam o desânimo.

Nenhum comentário: