quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Pasta e vinho - compartilhar a cozinha

Parece que todos sabem preparar algum molho diferente para a macarronada e é nesta distinção, de sabores e execução, que se encontra parte da marca pessoal de cada um. Quanto a mim, que cozinho um molho à bolonhesa bem interessante, deixo de lado qualquer aspiração culinária e generosamente compartilho minha casa e, em particular, minha cozinha e tudo que nela está. Vou mais longe e viro auxiliar para o que for necessário.
Assim foi numa noite de sábado de dezembro passado, quando uma amiga preparou pasta e molho especial, e na semana passada, quando o fogão foi competentemente pilotado por outro amigo, auxiliado por parte da turma presente.
Tudo embalado por boa música, ótimos vinhos, muita risada, felicidade, leveza e descontração.
No primeiro pasta e vinho tivemos fuzili acompanhado por molho de tomates e no segundo, pene com dois tipos de molhos: Um especial para vegetarianos feito com funghi e legumes e o outro, com presunto e legumes, ambos à base de creme de leite.
As duas massas e os três complementos estavam deliciosos. O alecrim e o manjericão utilizados, foram colhidos no hora, da mini horta que mantenho na área de serviço.
Para sobremesa trouxeram as bombinhas de creme e de chocolate mais frescas e gostosas que jamais comi e sorvete com dois sabores mesclados, que complementaram a torta de morango e as frutas frescas que eu havia providenciado. Aliás, eu sei que pode ser complicado manejar fogão e panelas estranhas, por isso, sem qualquer alarde, mantenho alguma refeição previamente preparada para eventuais emergências,
Ainda no campo da discrição, os dois pasta e vinho tiveram intenções distintas: No inicial, eu quis que o futuro marido, residente no Rio, de uma amiga fosse bem recebido e se sentisse feliz entre seus mais novos conhecidos; no seguinte, eu quis retribuir delicioso almoço ofertado pelo pessoal do escritório, além de lhes possibilitar a quebra do ritmo habitual e incentivar o congraçamento fora do ambiente comum.
Durante a folia eu gosto de tirar fotos e as mando por e-mail para os diversos endereços, para que cada um seja dono de suas imagens e as compartilhe com os demais, se assim quiser. Não é exagero algum afirmar que comungamos do preparo e da refeição, algo realmente mágico e que faz muito bem.

Sinto imenso prazer ao agregar pessoas e faço questão que se sintam relaxadas, satisfeitas, à vontade e felizes. Cuido dos meus convidados e não quero que a informalidade da folia lhes retire o direito ao serviço perfeito, por isso, capricho na arrumação da mesa, na toalha, talheres, porcelanas e cristais.
As horas passam rápido, ninguém quer partir e quando o fazem estão leves e felizes. Sem dúvida, conseguimos gostosa pausa da vida, sem nos preocuparmos com quaisquer amarras e compromissos que possam absorver a boa energia.

Nenhum comentário: