quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Um mundo em que tudo seja permitido, conforme nosso gosto, nosso anseio, nosso prazer, o nosso respeito pelos outros, o respeito dos outros por nós


Zurique é encantadora. O lugar ideal para morar durante a primavera, o verão até o começo do outono. No inverno é fria, muito fria. Passei quatro meses em Zurique e a escolhi um dos meus lugares neste mundo, principalmente, por reunir o melhor de diversas metrópoles. Adorei a organização, a praticidade, o charme, o encanto que aquela cidade tem. Fiquei impressionada com a bem estruturada rede de transportes, pontuais, sim, com o respeito e a consciência política dos suíços: Eles não esperam, fazem acontecer. É impossível perder-se em Zurique, assim como é impossível não encontrar alguém que fale, no mínimo, três idiomas e com educação e gentileza oriente o melhor caminho a seguir. Faz parte do respeito que os moradores dedicam aos demais. O lago é um cartão postal aos apreciadores de iates e o rio Limnat o ponto de referência.

Na margem esquerda, a cidade antiga, belas construções, lojas interessantes, ótimos restaurantes. Na margem direita, a área ligada à boemia e ao agito, discotecas, pubs e lojas descoladas. As mansões dos famosos estão no lado direito, mas é no lado esquerdo do Limnat que está a Lindt & Sprüngli, criada por Rudolf Sprüngle e Rodolphe Lindt, que desde 1845 fabrica um dos melhores chocolates do mundo - o melhor chocolate do mundo. Nos finais de semana, de trem, aos Alpes suíços. Trilhas para todos os gostos e paisagens deslumbrantes. Inesquecível.

Um comentário:

Gerana Damulakis disse...

Aquela loja Lindt é uma perdição para os chocólatras como eu. Mas, vou dizer que o melhor chocolate que já comi foi em Bruxelas, numa loja com nome de santa.
Na foto do centro está um doce que acabei de comer no restaurante D'Artagnan, não sei o nome, a moça disse 2 vezes só que não consigo absorver o nome.