terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Por uma só fresta entra toda a vida que o sol empresta


On the waterfront (Sindicato de ladrões), 1954, de Elia Kazan, com Marlon Brando, Karl Malden e Lee J. Cobb. Não precisa dizer mais nada.


Eu gostava da série de televisão Cheers, de James Burrows (Will & Grace, Two and a half men, Friends) Glen Charles (M*A*S*H, Mary Tyler Moore, Phyllis, Frasier) e Les Charles (participou dos mesmos seriados que seu irmão, Glen Charles). Afinal, de 1982 a 1993, foram mais de duzentos episódios em onze temporadas. O personagem vivido por Ted Danson, Sam Malone, era o dono de um bar em Boston, no qual todos se reuniam, e as garçonetes vividas por Kirstie Alley e Rhea Perlman eram responsáveis por boa parte da trama.
Eu sempre gostei de Ted Danson, curti alguns de seus filmes e agora, ele é um dos principais atores da série lançada em setembro deste ano, Bored to death, de Jonathan Ames, na HBO. É um pretenso policial noir ("noir-otic comedy") com Jason Schwartzman, Zach Galifianakis e o próprio Danson. Desprovido de qualquer neura ou perversidade, é uma comédia que surpreende pelos diálogos ágeis e pelo lado falível de seus personagens, o principal, um escritor alcoólatra, que não consegue escreve uma linha e resolve ser detetive particular freelancer.

Para quem gosta ou já gostou de Agatha Christie e para quem gosta de boas interpretações, Witness for the prosecution (Testemunha de acusação), 1957, de Billy Wilder é bem interessante. No elenco o queridinho de minha mãe, Tyrone Power, Marlene Dietrich e os inigualáveis Charles Laughton e Elsa Lanchester. Durante o créditos finais a MGM gentilmente solicita que não contemos o final do filme, para não estragarmos a surpresa dos demais espectadores.

Um comentário:

Gerana disse...

O Galifianakis (terminação em -akis)deve ter a origem nas mesmas terras da minha família, não é?