quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Na medida certa, de acordo com a necessidade

Às vezes, a mãozinha parece um tanto inadvertida, ou não, e no preparo do alimento exagera um pouco na pimenta - nada que torne o alimento intragável - a famosa pitada a mais, que esquenta, ativa o gosto, agita a vida através do paladar.
Não sei até que ponto o aparente descuido de fato não seria o reflexo da necessidade que temos dos efeitos da pimenta em nossa organismo.
Assim acontece com os demais temperos: a vontade de sentir o cheiro e o frescor do manjericão, do orégano, o efeito que o alecrim traz, a quase mágica canela, todos com propriedades tão distintas e benéficas.
Não é à toa que durante as refeições negócios são fechados, pedidos são aceitos, boas ideias nascem - o alimento com o condimento certo pode facilitar a união, a aceitação, apaziguar ânimos e agregar. Os gregos conhecem bem esses efeitos e os condimentos certos para cada situação. Tornar a nossa vida melhor, mais saudável e gostosa.

Pimenta: Auxilia na prevenção do câncer, do envelhecimento precoce, tem propriedades analgésicas, previne inflamações, aumenta as taxas metabólicas, auxilia na queima de calorias e melhora o humor. É nutritiva e tem vitaminas A, C, B, magnésio, ferro, aminoácidos.

Orégano: Auxilia na digestão e combate enjoos, gases, bronquite, tosse, dor de cabeça de origem nervosa, cólicas menstruais e intestinais

Canela: É antiodixante e reduz os níveis de açúcar, colesterol e triglicérides. Auxilia na digestão e combate resfriados, gases, úlceras estomacais, hipertensão arterial, dores abdominais. Tem características adstringentes, anti-sépticas, aromáticas, estimulantes, hipertensoras, sedativas, tônicas e vasodilatadoras.
 
Alecrim: Auxilia na digestão e na menstruação, combate inflamações, hipertensão, dores musculares e de cabeça, asma, anemia, gases, bronquite, gastrite, febre e tosse. Possui características desinfetantes e aromáticas.

Curry: Auxilia no tratamento do Alzheimer, do mal de Parkinson, combate bactérias, vírus e inflamações. Curry é o resultado da mistura de acafrão, cardamono, coentro, cúrcuma, gengibre, cominho, mostarda, louro, noz moscada, cravo, pimenta, canela.

Cravo: Aromático, analgésico, antiinflamatório, anti-séptico, cicatrizante, combate cólicas intestinais, gases, problemas estomacais, acne, diarréia, bactérias, dores musculares, estrias, unhas quebradiças, calosidades e verrugas.

Açafrão: Auxilia na prevenção do câncer, do envelhecimento precoce, na digestão, na cicatrização e combate doenças cardíacas, Alzheimer, tosse, espasmos, infecções e inflamações

Imagem de Lucy Pemoni

Nenhum comentário: