quarta-feira, 10 de março de 2010

A estranha arte da sublimação

Por tanto sublimar, se mulheres não fossem, seriam excelentes filtros purificadores.
Sublimar é ato eminentemente feminino, praticado por todas, todo tempo.
Categoria gramatical? Verbo seletivo. Detentoras da capacidade plena de sublimar, geralmente sublimam as piores escolhas. Sim, o ato de sublimar faz parte da batida expressão faca de dois gumes - por sinal, afiadíssimos - elixir e veneno, felicidade e miséria.
As mulheres sublimam porque foram ensinadas a sublimar; sublimam porque se acreditam capazes de tudo transformar; sublimam ao desconsiderar a verdade claramente exposta; sublimam pela arrogância remanescente de carregar a criação no próprio ventre; sublimam ao elaborar a vida com o olhar romântico e desconsiderar a lógica linear. As mulheres sublimam para viver.
Por favor, acreditem nas verdades ditas, demonstradas e não tentem melhorá-las.

- Analise a atitude, querida. É tão clara a intenção!
- Eu sei, mas observe aquele olhar tão perdido e carente. A vida deve ter sido dura. Aos poucos, com jeitinho, a coisa toda muda.

- No primeiro encontro ele comentou que, em momentos e brigas distintas, ele empurrou duas namoradas antigas, que caíram no chão e registraram queixa na delegacia?
- Sim, mas ele foi tão honesto comigo, explicou que empurrar não é bater e tenho certeza que ele jamais será capaz de fazer o mesmo comigo.

- Como, querida, depois dos berros histéricos, daquela grosseria toda, da saliva espumando na boca, você ainda acreditou que conseguiria conviver oito horas com a besta-fera?
- Trauma de infância, com certeza o pai foi muito severo. Algum dia muda e se acalma.

- Mas, meu bem, não houve relacionamento no qual ele não tenha traído. Ele comentou com você sobre todas as traições cometidas.
- Eu sei, mas ele não era feliz. Comigo será diferente.

Um comentário:

Gerana Damulakis disse...

Eu creio que "sublimar" as situações é um eufemismo, as mulheres ignoram mesmo,não dão a devida importância: ranço ancestral.