sexta-feira, 5 de março de 2010

Apague essa ideia!

Cigarro. Apague essa ideia.

Fumar é um péssimo negócio para sua saúde

Ter consciência sobre os malefícios do tabagismo é importante para todas as pessoas, sejam fumantes ou não-fumantes. Para as primeiras, no entanto, trata-se do passo inicial e fundamental para livrar-se do vício. Estudos médicos revelam que uma pessoa fumante vive, em média, oito anos menos do que uma não-fumante.

O tabagismo é diretamente responsável por 30% das mortes por câncer e 90% das mortes por câncer de pulmão. A cada ano, 200 mil pessoas morrem precocemente, vítimas das diversas doenças causados pelo tabagismo.

O tabaco está ligado a cerca de 50 diferentes doenças

O tabagismo está diretamente ligado a cerca de 50 diferentes doenças, sendo responsável por um em cada três casos de câncer. O hábito de fumar está relacionado ao desenvolvimento de diversos tumores malignos nas regiões da boca, faringe, laringe, esôfago, bexiga e colo do útero. O tabagismo pode, ainda, causar impotência sexual no homem, complicações na gravidez, úlcera do aparelho digestivo, infecção respiratória, trombose vascular, entre outras doenças.

O cigarro, aliado à ingestão de bebidas alcoólicas, aumenta em 150 vezes o risco de contrair câncer. Mulheres que tomam anticoncepcionais e fumam têm 10 vezes mais risco de sofrer derrame cerebral e infarto em relação às não-fumantes. De acordo com estudos médicos, o tabagismo é responsável por:

90% das mortes por câncer de pulmão

85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica

30% das mortes por câncer

25% das mortes por doença coronariana

25% das mortes por doença cerebrovascular

Fumar é inalar 4.700 substâncias tóxicas

Todos os derivados do tabaco utilizados sob a forma de inalação (cigarro, charuto, cachimbo, narghilé, etc.) fazem mal à saúde.

Ao consumir qualquer um deles, você está colocando dentro de seu organismo cerca de 4.700 substâncias tóxicas. Entre elas, a nicotina (responsável pela dependência química), o monóxido de carbono (o mesmo gás que sai dos escapamentos dos automóveis) e o alcatrão (que tem em sua constituição substâncias que causam câncer).

O cigarro prejudica todos que estão a sua volta

O fumante também está prejudicando a saúde de quem está perto dele, os chamados fumantes passivos. Estudos revelam que a fumaça aspirada pelo não-fumante apresenta níveis oito vezes maiores de monóxido de carbono, o triplo de nicotina, e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas que a fumaça tragada. Isso porque a fumaça que sai da ponta do cigarro, diferentemente da que entra pela boca do fumante, não passa pelo filtro.

Dessa forma, os fumantes passivos têm um risco 23% maior de desenvolver doença cardiovascular e 30% mas chances de ter câncer de pulmão. Crianças expostas à fumaça do tabaco podem desenvolver doença cardiovascular quando adultas, infecções respiratórias e asma brônquica. A fumaça também prejudica aos animais domésticos.

Bebês fumantes

Ao fumar durante a gravidez, todas as substâncias tóxicas inaladas pela mãe chegam ao bebê por intermédio da placenta, colocando em risco a saúde de ambos. As substâncias presentes no cigarro podem causar, entre outros malefícios, aborto espontâneo, nascimento prematuro, bebês de baixo peso, mortes fetais e de recém-nascidos. Além disso, complicações com a placenta e episódios de hemorragia ocorrem com mais freqüência entre as grávidas que fumam.

Os riscos para a gravidez, o parto e a criança também existem quando a gestante é obrigada a viver em ambiente poluído pela fumaça do cigarro. Nesse caso, ela absorve as substâncias tóxicas da fumaça, que passam para o feto pelo sangue da mãe. Outro fator de alto risco é fumar durante o período de amamentação porque a nicotina é absorvida pela criança por meio do leite materno.

Sempre vale a pena parar

Independentemente de sua idade ou quanto tempo você fuma, a decisão de livrar-se do vício sempre traz benefícios para seu organismo.

Tão logo você parar de fumar, a saúde de seu corpo começa a reagir de maneira positiva. Confira o que acontece após:

20 minutos sem fumar, sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

2 horas, já não há mais nicotina circulando em seu sangue.

8 horas, o nível de oxigênio de seu sangue volta ao normal.

12 a 24 horas, seus pulmões começam a funcionar melhor.

2 dias, seu olfato e paladar melhoram.

3 semanas, sua respiração torna-se mais fácil e a circulação melhora,

1 ano, você reduz em 50% o risco de morte por infarto do miocárdio.

5 anos, redução de 50% na possibilidade de desenvolver câncer de pulmão, boca, garganta e esôfago.

20 anos, o risco de desenvolver câncer de pulmão passa a ser igual ao de quem nunca fumou.

Para quem deseja parar de fumar

Consciência, força de vontade e atitude são os pilares que sustentarão você na batalha contra o tabagismo. É preciso vencer a etapa inicial de abstinência. As opções de tratamento variam de acordo com a pessoa e levam em consideração diversos aspectos, como, por exemplo, o nível de dependência.

Mas existem algumas dicas que podem ajudar a todos. Confira:

- Cada vez que tiver vontade de fumar, tome um ou dois copos de água.

- Adore uma rotina de exercícios físicos: caminhadas, natação, ginástica, etc. Escolha atividade de que você goste.

- Evite qualquer estímulo que lembre o cigarro.

- Livre-se de cinzeiros e isqueiros.

- Terminada a refeição, deixe a mesa imediatamente e escove os dentes.

- Fora do horário das refeições, caso sinta fome, dê preferência a alimentos saudáveis (frutas, barras de cereais, sucos naturais, etc.)

- Lembre-se sempre de todas as razões que o fizeram tomar a atitude de parar de fumar.

- Procure o auxílio especializado de um grupo de apoio.

O texto acima, faz parte da campanha "Cigarro. Apague essa ideia" promovida pelo Hospital do Câncer de São Paulo (Hospital A.C.Camargo e Fundação Antônio Prudente) e encontra-se em um dos inúmeros prospectos distribuídos por aquela instituição hospitalar.

Imagem inicial de Enrique De la Osa ("enroladora de charutos Cohiba"); segunda, terceira e quarta imagens, reproduções pesquisadas na internet; quinta imagem criação.

Nenhum comentário: