quinta-feira, 20 de março de 2008

Sobre a mentira

Sócrates
Ora, se a justiça é uma capacidade da alma, quanto mais capaz a alma, mais justa ela não é? Pois foi a desse tipo, eu presumo, que para nós se mostrou superior, ótimo homem...

Hípias
Mostrou-se, realmente.

Sócrates
Mas e se a justiça é um conhecimento? Quanto mais sábia a alma, mais justa ela não é? E quanto mais ignorante, mais injusta?

Hípias
Sim.

Sócrates
Mas e se a justiça é ambas as coisas? Não é a alma que possui ambas - conhecimento e capacidade - mais justa, e mais injusta a mais ignorante? Não é forçoso que seja assim?

Hípias
Parece que sim.

Sócrates
Ora, a mais capaz e mais sábia, essa não se mostrou melhor e mais capacitada para fazer ambas as coisas, tanto o que é belo quanto o que é vergonhoso, em qualquer prática?

Hípias
Sim.

Sócrates
Quando pratica então o que é vergonhoso, pratica voluntariamente, por sua capacidade e arte - e essas coisas se mostram como próprias da justiça, ambas as duas, ou uma delas apenas.

Hípias
É de se esperar.

Sócrates
E agir errado é fazer o mal, enquanto não agir errado é fazer o bem...

Hípias
Sim.

Sócrates
Ora, a alma mais capaz e melhor, quando age errado, não age errado voluntariamente, e a mais sofrível, involuntariamente?

Hípias
Parece que sim.

Sócrates
Ora, o homem bom não é o que tem alma boa, e o mau, má?

Hípias
Sim.

Sócrates
É próprio então do homem bom agir errado voluntariamente, e do mau, involuntariamente, se é o bom que tem a alma boa...

Hípias
Mas é, realmente...

Sócrates
Aquele então que voluntariamente comete faltas e faz o que é vergonhoso e errado, Hípias, se esse alguém existe, não pode ser outro senão... o bom!

Hípias
Nisso não tenho como concordar com você, Sócrates!

Sócrates
Pois nem eu comigo, Hípias! Mas, pelo discurso, é forçoso que assim se mostre agora a nós. Como eu dizia antes, porém, ando à deriva a esse respeito - para cima e para baixo - e nunca me parece a mesma coisa... Que eu ande à deriva, ou outro homem simples, não é nada admirável, mas se vocês também vão andar à deriva - os sábios! -, isso sim é terrível para nós: nem vindo a vocês cessaremos de ir à deriva...

Nenhum comentário: