sábado, 13 de junho de 2009

Simplicidade e fluidez

Aprendi a apreciar os finais de semana e a ficar feliz com os feriados. Principalmente, aprendi a relaxar nesses dias deliciosos, a reconhecer e a atrair a suavidade para mim e para tudo que me cerca. Aprendi que finais de semanas e feriados não são estorvos que interrompem o fluxo do trabalho. Quanto tempo perdi antes de aprender coisas tão simples. Arejo mais a casa e dou boas vindas à claridade. Aprendo a entender meu organismo e nesses dias supro as necessidades latentes: Mais sono, mais descanso, mais atividade prazerosa, mais livros, músicas, plantas cuidadas e carinho transformado em gestos e alimento. Meu olhar fica mais colorido, a boa energia flui em abundância, a leveza prevalece e o pensamento livre sonha o tempo próximo. Visito minha crença e fortaleço a alegria da fé aprendida e assumida.
Cuido dos medicamentos diários e reponho as doses tão necessárias, sem o peso das causas, sem o cansaço da rotina. Meu olhar, meu doce olhar prevalece.
O cão tem importante participação nesses dias e ele os reconhece assim que se iniciam. Ele sabe quando passaremos mais tempo com ele.
Dia dos namorados e o garotão reservou uma mesa num restaurante aconchegante. À tarde saímos, o garotão para comprar o presente para a namorada e eu, ao supermercado, encontrar os ingredientes para as gostosuras que preparo. No meio do caminho, de braços dados, a conversa a fluir tão gostosa, fomos juntos à loja. Nesse ponto mantenho a devida distância - meu filho tem personalidade e sempre soube o que quer, o que escolher. Bastaram as duas compras que lhe fiz, durante sua pré-adolescência, uma calça jeans e um par de tênis, que ele nunca usou. Aprendi a reconhecer e a respeitar seu bom gosto, assim, limitei-me a observar os detalhes, o melhor acabamento, o melhor tecido, sugerir a embalagem e a surpresa dos dois presentes guardados no terceiro. Com orgulho materno reconheci que o garotão se dedica ao escolher um presente e não se esquece do que realmente agrada a quem o receberá. Ao sairmos da loja, alegres e leves, fiz uma brincadeira com meu filho e ele, gentil e dedicado, antecipou o prazo que sugeri.
Fomos juntos ao supermercado, não havia razão para desfazermos a boa energia da nossa companhia. Às vezes me esqueço como é bom comprar as coisas juntos, escolher frutas, verduras e legumes. Planejar o cardápio da semana, contar com a ajuda do meu filho para me lembrar do que temos e o que devemos comprar. Decidirmos preparar algo novo juntos: brownies de chocolate com avelãs. Deliciosos.
Imagem de Peter Lippmann

Nenhum comentário: