terça-feira, 23 de junho de 2009

La Môme amoureuse

Le long de l'herbe
L'eau coule et fait des ronds
Le ciel superbe
Éblouit les environs
Le grand soleil joue aux boules
Avec les pommiers fleuris
Le bal, devant l`eau qui coule
Rabâche des airs de Paris
Danse, danse au bal de la chance
Danse, danse ma rêverie
Les parasols sur la berge en gestes lents
Saluent d'une révérence
Les chalands
Tandis qu'une fille danse
Dans les bras d'un marinier
Le ciel fait des imprudences
Mais l'amour n'est pas le dernier
Danse, danse au bal de la chance
Danse, danse au ciel printanier
Le vent, tournant dans les feuilles des bosquets
Avec le chant des pinsons, fait des bouquets
Mais elle n'écoute guère
Que les mots de ce garçon
Des mots d'amour si vulgaires
Qu'ils font rire au ciel les pinsons
Danse, danse au bal de la chance
Danse, danse avec ma chanson
Je pense encore à ce jour de l`an dernier
Sur mon épaule, mon rêve est prisonnier
Celà n'a ni queue ni tête
Pourtant, j'ai le coeur bien gros
Pour les marins en goguette
L'amour, ça coule au fil de l'eau
Danse, danse au bal de la chance
Danse, danse mon coeur d'oiseau

Quanto vale uma carta de amor? Para quem a escreve e muito mais para quem a recebe, uma carta de verdadeiro amor não tem preço. É coisa para ser guardada por toda a vida, lida e relida para resgatar a magia e fortalecer o sentimento.
Penso nas cartas de amor exclusivas, escritas com a alma e, por isso, imutáveis. Tal qual o verdadeiro amor: Imutável, que se firma cada vez mais com o tempo e o aprendizado pleno do outro - o lado bom e o lado ruim - ambos amados com a mesma intensidade. Quantas cartas de amor você escreveu? Quantas recebeu? Se você escreveu cartas de amor para várias pessoas, talvez tenham sido apenas cartas. Cartas simpáticas e bonitinhas.

Por Sophie Hardach - junho de 2009 - PARIS (Reuters Life!) - Dezenas de cartas de amor da cantora Edith Piaf a um ciclista francês, nas quais ela descreve suas fantasias sexuais e jura parar de beber por ele, foram vendidas por 55 mil euros (77.400 dólares) num leilão em Paris nesta quinta-feira.
Quase tão famosa por seus muitos casos amorosos e vícios quanto por suas canções, Piaf escreveu as cartas, até agora desconhecidas, ao ciclista de campeonatos Louis Gerardin em 1951 e 1952, dedicando a ele sua canção "Plus bleu que tes yeux".
A coleção também inclui telegramas, um bilhetinho e até mesmo uma carta da esposa de Gerardin, Bichette, a seu marido, descrevendo Piaf como "monstrinho".
"Meu amor, quero lhe dizer que nenhum homem me seduziu tanto quanto você, e acredito verdadeiramente que estou fazendo amor pela primeira vez", escreveu em uma das cartas a cantora, que morreu de câncer em 1963, aos 47 anos.
Em outras cartas ela promete desistir de seu estilo de vida desregrado por Girardin, seu "Sr. Maravilha", e converter-se em uma mulher "dócil".
"Jurei na igreja que, se você vier, nunca mais na vida tocarei em um copo de álcool", ela escreveu na série de cartas, que terminou com o casamento dela com outro homem, o cantor Jacques Pills.
No início do ano, uma carta de amor igualmente ardente de Piaf a um ator grego, dizendo a ele "não deixe meu coração morrer", foi vendida por 1.500 euros num leilão na Grécia.
Nas cartas a Girardin, Piaf mistura amor apaixonado com desejo sexual, fazendo louvores às coxas e nádegas do ciclista. "Quero ver você nu na cama, quero me deitar entre suas lindas coxas... e ser envolvida pelos membros normalmente usados apenas para andar e se sentar", ela escreve em uma das cartas.
"Eu gostaria de ficar ali por muito tempo, sem me mexer, e deixar meus sonhos virarem realidade".
Os fãs da voz rouca de Piaf e de sucessos dela como "La vie en rose" e "Non, je ne regrette rien" lotaram a sala de leilões da Christie's no centro de Paris. A coleção de cartas foi arrematada por um comprador francês que fez seus lances pelo telefone.
O próprio Girardin teria dito a respeito de sua amante: "Quarenta e oito horas com Piaf são mais cansativas que uma volta na Tour de France".

ATENAS (Reuters) - janeiro de 2009 - Uma carta apaixonada escrita pela cantora francesa Edith Piaf a um ator grego mais de meio século atrás, em que dizia "não deixe meu coração morrer", foi leiloada na Grécia. Piaf escreveu a carta ao galã grego em início de carreira Dimitris Horn em 1946, o ano em que gravou "La Vie en Rose", dois dias depois de conhecê-lo numa apresentação em Atenas.
A cantora, que teve vários amantes e passou sua vida combatendo a dependência de drogas e álcool, escreveu a carta a Horn quando já vivia um relacionamento com o ator e cantor francês Yves Montand.
De acordo com um trecho impresso no catálogo do leilão, Piaf, que chama o ator por um apelido, escreveu: "Amo você como nunca antes amei. Taki, não deixe meu coração morrer!"
Em telegrama que enviou mais tarde, ela disse a Horn que nunca amara ninguém tanto quanto a ele. "Ela disse que lhe daria tudo, que precisava dele... A carta toda é paixão e desespero", comentou o leiloeiro e colecionador de arte grego Petros Vergos. "Nenhuma mulher jamais me disse coisas assim."
Segundo Vergos, o caso não foi adiante ou porque Horn, seis anos mais jovem que Piaf, não sentia a mesma paixão por ela, ou porque ambos já tinham outros companheiros.
A carta, o telegrama e um programa do show de Piaf em Atenas foram leiloados no hotel Plaza, na capital grega. Coincidentemente, o leilão aconteceu exatamente 16 anos após a morte de Horn, em 16 de janeiro de 1998.
O filme "Piaf - Um Hino ao Amor", que no ano passado valeu um Oscar à atriz francesa Marion Cotillard pelo papel de Piaf, reviveu o interesse por sua vida e música.

Imagem de Brassai

Nenhum comentário: