segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Afetividade

afetividade
a.fe.ti.vi.da.de sf (afetivo+i+dade)
1 Faculdade afetiva; qualidade de quem é afetivo.
2 Capacidade de exprimir-se na linguagem a emoção que nos despertam as idéias enunciadas, bem como a de despertar nos outros idêntica emoção.
3 Psicol Suscetibilidade a quaisquer estímulos ou disposição para receber experiências afetivas; o estudo dessas experiências.
Datação
1913 cf. CF2
Acepções
■ substantivo feminino
1 qualidade ou caráter de quem é afetivo
2 Rubrica: psicologia.
conjunto de fenômenos psíquicos que são experimentados e vivenciados na forma de emoções e de sentimentos
3 Rubrica: psicologia.
tendência ou capacidade individual de reagir facilmente aos sentimentos e emoções; emocionalidade Etimologiaafetivo + -i- + -dade; ver faz-Sinônimos afeccionabilidade; ver tb. sinonímia de meiguice

Como anda a sua afetividade ?
Pare dois segundos e pense nesta pergunta tão inesperada quanto inusitada. Quem sabe algum dia perguntarão sobre a sua afetividade e você terá a resposta pronta e não se sentirá surpresa, mas, ao contrário, você surpreenderá, tal qual cachoeira com água abundante e gelada que, de repente, surge no cenário retorcido do cerrado em tempo de seca.
Chuááááááá barulho de água abundante e gelada.
Imagine um lugar distinto público normal aceitável inserido na cordialidade que pessoas estranhas e respeitosas mantém ao tratarem, com competência, sobre tema do maravilhoso mundo dos negócios.
Para evitar qualquer engano procure no dicionário o significado de afetividade antes de responder como anda. Puxa, não há qualquer dicionário por perto? Então, responda o que surgir na mente. Quanto mais privilegiada a mente, melhor a resposta. Assim, do jeito mais parecido com água abundante e bem gelada. O único esforço, pequeno esforço, é não permitir que o rostinho seja o espelho da criança que brinca por dentro.

Imagem de Diane Arbus

Nenhum comentário: