sábado, 30 de maio de 2009

Mais livros

Estar centrada e serena. Procurar entender a ação para que a reação não seja injusta. Às vezes a vida requer que sejamos elásticos, que ultrapassemos limites, que deixemos a sensatez de lado, que esqueçamos o bom senso, que desconheçamos o necessário para nossa saúde. Pegue um fato e amplie todas as possibilidades. Aprenda o que é, como surgiu, por que surgiu, o que havia antes, quais os efeitos do que havia antes. Aprenda as alternativas. Aprenda as causas e os efeitos: diretos, colaterais, comuns, possíveis, incomuns e raros. Aprenda as consequências, as inconsequências, o que está claro, o que está obscuro, o que está escondido, por que está escondido. Aprenda como funciona a parte regulamentar, a irregular, amplie sua visão para o mundo. Pesquise, pesquise mais, sem parar. Em cada pesquisa encontre novas informações que levam a novas informações, que demandam mais pesquisa para que você consiga entender o todo e não apenas a parte comum, que não confere qualquer qualidade ao que você faz, tampouco demanda empenho. Faça um curso rápido de medicina e biomedicina para entender mais e complete sua viagem com um grande mergulho no fascinante mundo do direito. Pesquise as notícias veiculadas na mídia de 2002 até agora. Assimile todas essas informações e desenvolva seu entendimento sobre a questão fundamental. Desconsidere suas emoções e experiências E, principalmente, entenda tudo o que você pesquisou para que você consiga escrever de forma clara e para que todos os não médicos, não biomédicos, não advogados, compreendam. Quanto tempo para tudo isso? Ninguém em sã consciência pode determinar.
Acordei uma hora depois da que comumente acordo. Desacelerei o passo, curti o café da manhã, fiz carinho no cão, li o jornal com calma, tomei banho demorado. Menos de quatro horas de sono não são suficientes para que o corpo descanse, para que a mente descanse. Voltei logo depois do almoço e lá fiquei até às oito horas da manhã seguinte. Plantão de letras e ideias. Meu filho me trouxe um lanche às dez da noite. Durante a madrugada o barulho do ar condicionado me fez lembrar os longos vôos das viagens feitas. Era assim, do mesmo jeito, durante as doze horas de vôo eu lia e ouvia música. Comecei com Callas e parei bem depois. A cada hora meu filho ligava - ele também não dormiu. O cão ficou no meu quarto a me esperar. Ao sair fui direto ao consultório da minha médica. Foi na sala de espera que o cansaço chegou inteiro e eu comecei a cochilar. Conversar com minha médica foi a melhor coisa do dia. Sair do consultório da minha endócrina com três livros de Karen Horney emprestados não tem preço. É carinho puro. Fui à padaria preferida e segui à risca a determinação da doutora xará: Coma alguma coisa antes de dormir para que você não tenha uma crise glicemia. Suco de melancia, um sanduíche e chocolate quente. Sobre a minha cama encontrei uma garrafa de água mineral que meu filho havia deixado para mim, outro carinho. Sobre o criado mudo dele, deixei um croissant quente com catupiry e dois cookies fresquíssimos, mais carinho. Acordei três horas depois. Banho demorado, o conselho do filho para consumir carboidrato e voltei ao ar condicionado. Saí às 8 horas da noite, quando meu filho foi me buscar. Na insensatez sentir-se capaz.

Imagem obra de Gustav Klimt

Nenhum comentário: