sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O melhor restaurante japonês

Gosto muito da culinária japonesa e dos rituais para sua boa degustação.
Em São Paulo, cidade que tem uma quantidade considerável de restaurantes de comida japonesa, escolher um - o melhor - não é tarefa das mais fáceis.
Durante um bom tempo, considerei os seguintes pressupostos básicos: O sushiman ser japonês, mal humorado e não falar uma única palavra em português, como garantias básicas para os melhores sushis e sashimis.

Mas mudei radicalmente de opinião ao conhecer o melhor restaurante japonês e assim mantê-lo, durante anos, não importam quantos gostariam de ocupar esta posição.
Falo do Kinoshita, não só pelas iguarias espetaculares, mas pelo tratamento gentil, cordial e interessado que é dedicado pelos que ali estão, principalmente, pelo grande chef Tsuyoshi Murakami.
Testemunho com convicção a qualidade espetacular da cozinha kappo de Murakami e a especial atenção que ele e sua mulher ofertam, ainda mais, após ter presenciado em seu restaurante, cena inesperada e constrangedora protagonizada por companhia cujo comportamento inédito foi desmedido. A saia justa momentânea e embaraçosa só fez confirmar o traquejo do casal e a consideração que dispensam. O Kinoshita merece toda especial deferência e é, sem dúvida, o melhor restaurante japonês.
Sugiro o menu-degustação e todas as excelentes surpresas criativas que o acompanham, mas para isso, é necessário reservar.
Esse restaurante inaugura nova fase com sua mudança da rua da Glória para um belíssimo lugar na Jacques Felix.
Murakami associou-se a Marcelo Fernandes (ex- D.O.M e atual Mercearia do Francês) e juntos buscaram no Japão as louças e facas próximas da perfeição que são utilizadas. Lanternas japonesas de papel, bonsais, armações de madeira e bambu criam o ambiente ideal, sem esquecer da bela adega com vinhos de primeira qualidade e saquês especiais.
Lembro bem que ao se apresentar, Murakami recomendou que deixássemos a pressa na porta. Vale a pena conhecer um pouco mais da trajetória desse magnífico chef e ele a compartilha com seus clientes.

No Kinoshita resgatamos o verdadeiro prazer da excelente refeição e serviço.

2 comentários:

vanessa disse...

Já conheceu o Huto Restaurante???
Tem tudo para estar entre os melhores de São Paulo!!
Realmente vale a pena cada centavo gasto, principalmente o menu degustação que eles oferecem!!
E o melhor, o preço não é tão orbitante assim, se comparado com o Sakamoto e o Murakami!!
Indico esse restaurante para todos os amantes da gastronomia japonesa!!

'The taming of the shrew' reedited: disse...

Obrigada pela visita e pela dica, Vanessa. Entrei no site do Huto, que foi inaugurado no último trimestre de 2007, e parece bem interessante.