domingo, 4 de novembro de 2007

Juliette Binoche

Decalage Horaire (Jet Lag) é um filme encantador de Daniele Thompson escrito em parceria com seu filho, Christophe, que estreou em 2002, e fez considerável sucesso no circuito europeu de cinema.
Li sobre a sutileza emocional e a elegância formal que estão presentes nessa obra e mantenho as mesmas palavras.
É impossível não deixar-se arrebatar pela especial atuação da sempre genial Juliette Binoche e do truculento estereotipado Jean Reno, que formam uma das mais improváveis duplas da história do cinema. Durante todo o filme os dois conservam a magia, realizam maravilhas e praticam interessante exercício de íntima cumplicidade.
No movimentado aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, a esteticista, massagista, maquiadora e especialista em reflexologia, Rose, espera o embarque para Acapulco, lugar que escolheu para recomeçar a vida e fugir do namorado covarde, agressivo e vil.
Por sua vez, Felix, famoso e estressado chef de cuisine que tem sério problema com o café da manhã, também espera seu atrasado vôo para encontrar sua companheira na Alemanha.
Demora demasiada, suposta greve de aeroviários e os passageiros são obrigados a passar a noite no aeroporto. Felix consegue reserva em hotel próximo e condoído com o recente maltrato sofrido por Rose (o insuportável namorado marca sua infeliz e escandalosa presença na sala de espera do aeroporto), sugere que dividam o espaço e se refaçam do cansaço.
Assim, óleo e água se unem. A sonhadora e otimista Rose mantém adorável, inteligente e ágil diálogo com o seco e duro Felix (excelente caracterização do típico cozinheiro francês), que lhe sugere o uso de Ajax amoníaco para retirar a maquiagem do rosto. Não são pessoas felizes e seus invisíveis parceiros estão presentes o tempo todo – pelo celular a companheira de Felix não lhe dá trégua.
Apesar de suas mazelas e inseguranças, juntos descobrem sentimentos e sensações fundamentais.
Na manhã seguinte ela parte para Acapulco e ele muda seus planos e procura pelo pai, com quem havia rompido desde a adolescência. Esse é outro efeito do breve e especial encontro dos dois.
Ao chegar a seu destino, Rose encontra representante da empresa aérea com um cartaz na mão escrito Rose de Luxemburgo, que lhe entrega recado de Felix. Ela pega um táxi e segue seu percurso pelas belas e ensolaradas praias, enquanto ouve demorada e amorosa mensagem deixada por Felix no celular. Por fim, assume seu destino, pede ao motorista que dê meia volta e a leve ao aeroporto.

Gosto muito da talentosa Juliette Binoche e acompanho seu consistente desempenho, ao longo de sua brilhante carreira.

Nenhum comentário: