terça-feira, 19 de agosto de 2008

Dorival Caymmi

Música, sempre a essencial música.
Foi com meu pai que aprendi a gostar de Dorival Caymmi e a me encantar com o jeito tão especial do inigualável do mestre.
O ateniense orgulhoso de sua origem e tão encantador quanto sábio – com sua belíssima voz – cantava para mim trechos de Marina morena e seu rosto pintado a estragar a beleza que Deus lhe deu.
Vinte dias antes da morte de Caymmi, assisti a uma entrevista sua e confirmei toda a admiração que sinto por ele. "Ele tem a cara da voz. Aquela cara não podia ter outra voz, aquela voz não podia ter outra cara."

Insubstuivel.
E assim adormece esse homem que nunca precisa dormir para sonhar.


Marina, morena
Marina, você se pintou
Marina, você faça tudo
Mas faça um favor
Não pinte este rosto que eu gosto
Que eu gosto e que é só meu
Marina, você já é bonita
Com o que Deus lhe deu
Me aborreci, me zanguei
Já não posso falar
E quando eu me zango, Marina
Não sei perdoar
Eu já desculpei tanta coisa
Você não arranjava outro igual
Desculpe, Marina, morena
Mas eu tô de mal.

* * *

João Valentão é brigão
Pra dar bofetão
Não presta atenção e nem pensa na vida
A todos João intimida
Faz coisas que até Deus duvida
Mas tem seu momento na vida
É quando o sol vai quebrando
Lá pro fim do mundo pra noite chegar
É quando se ouve mais forte
O ronco das ondas na beira do mar
É quando o cansaço da lida da vida
Obriga João se sentar
É quando a morena se encolhe
Se chega pro lado querendo agradar
Se a noite é de lua
A vontade é contar mentira
É se espreguiçar
Deitar na areia da praia
Que acaba onde a vista não pode alcançar
E assim adormece esse homem
Que nunca precisa dormir pra sonhar
Porque não há sonho mais lindo do que sua terra.

* * *

No tabuleiro da baiana tem
Vatapá, Carurú, Mungunza tem Ungu pra io io
Se eu pedir você me dar o seu coração, seu amor de ia ia
No coração da Baiana também tem
Sedução, cangerê, ilusão, candonblé pra você
Juro por Deus, pelo Senhor do Bonfim
quero você baianinha inteirinha pra mim
E depois o que será de nós dois?
Seu amor é tão fulgás enganador
Tudo já fiz, fui até no cangerê
Pra ser feliz, meus trapinhos juntar com você
E depois vai ser mais uma ilusão
no amor que governa o coração

* * *

Só louco amou como eu amei
Só louco quis o bem que eu quis
Ah, insensato coração
Porque me fizeste sofrer
Porque de amor pra entender
É preciso amar, porque só louco, louco.

Nenhum comentário: