quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Remédio para todos os males


Eu confesso que não resisto e com a vontade vinda do ânimo desses cozinheiros famosos, preparo gostosuras e descubro o prazer da procura e do uso de ingredientes frescos: verduras, legumes, carnes, aves, peixes e frutas compradas poucas horas antes do preparo da folia gastronômica.
Podem pensar que isso é primário, prosaico, banal, mas para mim, que nunca antes tive tempo e espaço para esparramar meu recém descoberto talento culinário é uma adorável realização não pretendida, sequer imaginada.
Vejo Nigela, Kylie, Jamie, Garvin, Chuck e aprendo a essência do alimento confortável que encanta os sentidos e, o principal, retomo o adorável resultado dos alimentos preparados pela minha mãe: Leves, deliciosamente saborosos, nutritivos e sobretudo saudáveis. Fico encantada com o charme do Bourdain e, às vezes, assisto ao aparentemente colérico Ramsay e suas assustadoras descobertas nas câmaras frigoríficas de restaurantes pessimamente geridos, à beira da falência e confirmo minha aversão pela cólera (desenvolvi antipatia contra as pessoas coléricas), mas sem deixar de apreciar sua competência no preparo de receitas no programa da baixinha Rachel Ray. Quer descobrir um bom cozinheiro? Um cozinheiro profissional? Observe seu jeito de cortar e misturar os ingredientes, clara limitação de Nigela, que consola minha inaptidão com os cortes superfinos de legumes e vegetais. Kylie também é adepta do “comfort food” ao ensinar a alquimia chinesa, afinal, cozinhar nada mais é do que a boa e velha alquimia, o remédio contra todos os males.

Nenhum comentário: