sábado, 12 de abril de 2008

O eficaz e justo badalo do verdadeiro jornalista

Sobre o esquecimento do que significa ser um verdadeiro jornalista.
Sobre a responsabilidade de ser um verdadeiro jornalista.
Sobre o raro verdadeiro jornalista.

“A pequena Capela de Nossa Senhora do Rosário do Padre Faria é uma das tantas jóias arquitetônicas de Ouro Preto. O exterior despojado não prepara o visitante para a opulência barroca do seu interior. O campanário fica afastado do corpo da igreja e nada tem de imponente. Os sinos da Capela de Padre Faria badalam em concerto com os outros sinos da região, cantando as horas e os eventos, e não soam nem melhor, nem pior do que os outros.
Mas os sinos da Capela do Padre Faria têm uma história diferente dos outros, Quando Tiradentes foi enforcado e esquartejado no Rio de Janeiro todos os outros celebraram a notícia. Afinal, tratava-se da execução de um traidor, de um inimigo da sociedade. Os sinos de Ouro Preto festejaram o castigo exemplar de um réprobo e o triunfo da legalidade sobre a rebeldia. Mesmo que o toque festivo não tivesse sido recomendado às igrejas pela Coroa, a celebração se justificaria. Mas os sinos da Capela do Padre Faria destoaram do concerto. Tocaram sozinhos, uma batida fúnebre pelo martírio de Tiradentes.
Não conheço bem a história e não sei o que motivou as badaladas subversivas. Um pedido de secretos simpatizantes da Inconfidência? Apenas uma manifestação de piedade cristã? Um sineiro bêbado? Não sei. Minha tese preferida é que alguém responsável pelos sinos teve um vislumbre histórico. Teve a presciência que ninguém mas teve e ordenou o toque plangente, em homenagem precoce ao futuro herói e pelo ocaso do poder colonial que seu sacrifício desencadearia.
Nossa Senhora do Rosário serviria como padroeira, não de quem consegue adivinhar a História mas de quem vê além das mesquinharias do cotidiano e entende o momento que está vivendo. Jornalista, principalmente, deveriam ir regularmente em romaria à pequena capela e pedir a bênção dessa Nossa Senhora do Contexto Maior, o que lhes daria um sentido de História. Pois somos dados a badalar em conjunto o que não tem importância, ou fato errado, e a menosprezar a batida diferente dos que vêem mais longe. Ou tentam.
Os sineiros de Ouro Preto não tinham como saber que estavam festejando a morte de um herói. Faltava-lhes a perspectiva histórica para entender o momento e só cumpriram o que se esperava deles. Estão perdoados. Mas que nos sirvam de lição.”

Luis Fernando Veríssimo

Nenhum comentário: